O conceito de entropia e sua relação com o processo econômico: implicações ao Ensino de Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3076

Palavras-chave:

Georgescu-Roegen, Entropia, Ensino de Física, Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), Educação ambiental

Resumo

Este ensaio teórico trata de implicações ao ensino de física acerca das relações entre as leis da termodinâmica, o processo econômico e questões ambientais, na perspectiva de Nicholas Georgescu-Roegen (G-R). Tem-se como pressuposto que o desejo humano de domínio da natureza teve como foco o acúmulo de conhecimento e o de capital, na transformação da ciência em valor econômico. Os efeitos desse processo exigem a necessária reflexão sobre os limites impostos pela própria natureza, em termos energéticos e de recursos materiais. Assim, é urgente pensar um ensino de ciências que vise a globalidade e a compreensão das multidimensões dos fenômenos naturais e sociais e que busque problematizar as implicações da ciência e da tecnologia na sociedade e na salvaguarda ambiental.

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Biografia do Autor

Ana Paula Grimes de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Licenciada em Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), conclusão em 2011. Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conclusão em 2014. Atualmente é doutoranda em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC.

Iara Maitê Campestrini Binder, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Licenciada em Física (UDESC), Especialista em Informática na Educação (UNERJ), Mestre em Física (UDESC), Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Professora do Instituto Federal de Santa Catarina/Campus Jaraguá do Sul-Rau. 

Renata Feuser Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), conclusão em 2006. Especialista em Metodologia e Prática Interdisciplinar do Ensino pela Faculdade Capivari (FUCAP), conclusão em 2008. Mestra no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), conclusão em 2017. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

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Publicado

2023-01-02

Como Citar

Grimes de Souza, A. P., Maitê Campestrini Binder, I. ., & Feuser Silveira, R. . (2023). O conceito de entropia e sua relação com o processo econômico: implicações ao Ensino de Física. Revista Educar Mais, 7, 95–107. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3076

Edição

Seção

Artigos