"Regrava pra mim?": Um estudo de caso sobre as adaptações dos materiais didáticos digitais para uma graduanda surdocega

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2841

Palavras-chave:

Adaptações, Pessoa com deficiência, Surdocegueira

Resumo

A individualidade da pessoa com deficiência, bem como suas necessidades individuais especificas para acessar o mundo em que vive, são os princípios que balizaram este estudo de caso. Tem por objetivo refletir as adaptações feitas por mim dos materiais didáticos digitais, disponibilizados no ambiente virtual de uma licenciatura na modalidade a distância, a fim de conferir acessibilidade e maior autonomia a uma graduanda surdocega. Considera a surdocegueira como uma deficiência única causada pela perda parcial ou total, da visão e da audição, concomitantemente. Tal deficiência “afeta diretamente a comunicação, a mobilidade, a interação e o acesso às informações” (GALVÃO e MIRANDA, 2013, p.44). Os resultados apresentam as adaptações realizadas em materiais didáticos e paradidáticos virtuais, enfocando as barreiras existentes e as possibilidades criadas a partir de tais adaptações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Lemes de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (2021). Mestre em educação pela Universidade Federal de Lavras (2019) , graduado em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (2013), pós graduação em Psicopedagogia e Arteterapia pela Faculdade Paulista de Artes-FPA (2015) e pós graduação em Docência do Ensino Superior de Libras pela Universidade Cândido Mendes (2018). Graduando do curso de Letras-Libras como segunda licenciatura Uniasselvi (2020). Possui certificação do Prólibras emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina para o uso e ensino de Libras (2008) e para tradução e interpretação de Libras (2010). Atualmente é Professor de Libras do Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS) e Professor Mediador no curso de Pedagogia Bilíngue INES/ UFLA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva e na educação museológica, tendo trabalhado como educador em museus como o Museu Casa Guilherme de Almeida, Museu Afro Brasil, Museu da Resistência e Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Referências

ANDRÉ, Marlí. Oque é um estudo de caso? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2013.

BRASIL. Casa Civil. LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

GALVÃO, Nelma de Cássia Silva Sandes; MIRANDA, Theresinha Guimarães. Atendimento Educacional Especializado para alunos com surdocegueira: um estudo de caso no espaço da escola regular. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 19, n.1, p. 43-60, Jan.- Mar., 2013.

GASPAR, T. et al. Surdocegueira: Crianças e Jovens Surdocegos em Portugal. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. Lisboa, 6(1), p.35-42. 2015

GOLDENBERG, Miriam. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências socias. Rio de Janeiro: Record, 1997

MINAYO, M. C. O desafio do conhecimento – pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec Ltda, 1992.

REBELO, António. O desenvolvimento cognitivo e tomada de decisão das pessoas surdocegas, Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. Lisboa, 5(1) 2014. pp. 211-221

REYES, D. A. (2004). La sordoceguera: Uma discapacidad singular. Madrid: Organización Nacional de Ciegos Españoles.

SWISS NATIONAL ASSOCIATION OF AND FOR THE BLIND. A publication on the study “The living circumstances of deafblind people at different stages of their lives in Switzerland”. Disponível no site da internet http://www.szb. ch/fileadmin/images/en/Our_services/Deafblindness_- _Facing_up_to_the_ facts_-_SNAB_Switzerland_Print.pdf. 2012.

SALGADO, Gabriela Serenini Prado; OLIVEIRA, Adriana Martins. Relato de experiência de uma aluna surdocega em um curso superior na modalidade à distância. In. VIEIRA, Natanael; FARIAS, Laura Virginia Tinoco. (Orgs.). E-book especial: Diálogos educacionais. Itapecuru Mirim, 2021. p.63-73

WATANABE, D. R., GIACOMINI, L., & MAIA, S. R. (Org.). Entrando em contato com as pessoas surdocegas: Formas de comunicação (Vol. 2). São Paulo: Grupo Brasil. 2006.

WATANABE, D. R., &; MAIA, S. R. (Org.). (2012). Projeto pontes e travessias: Formação de guia-intérprete. São Paulo: Ahimsa.

Downloads

Publicado

2022-06-27

Como Citar

Lemes de Oliveira, T. (2022). "Regrava pra mim?": Um estudo de caso sobre as adaptações dos materiais didáticos digitais para uma graduanda surdocega. Revista Educar Mais, 6, 637–646. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2841

Edição

Seção

Artigos