Desafios do ensino remoto: experiência utilizando técnicas mnemônicas no Ensino da Língua Inglesa para surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2708

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Língua inglesa para surdos., Ensino mnemônico., Ensino Remoto.

Resumo

Este artigo relata, sob o modo de observação, uma experiência de ensino remoto da Língua Inglesa para o aluno surdo numa perspectiva inclusiva. A disciplina Língua Inglesa é componente curricular presente no curso Técnico em Farmácia, ofertado por uma instituição federal de ensino e demonstra o trabalho e desempenho de equipe integrada por intérpretes de Libras e docente para estabelecer o ensino de qualidade da Língua Inglesa para o aluno surdo. A técnica adotada foi a mnemônica, partindo da premissa que o campo visual seria o mais explorado a fim de favorecer a associação entre imagens e vocabulário. Neste sentido, objetiva relatar o uso destas estratégias enquanto recurso mnemônico, no que diz respeito à aquisição de uma língua adicional para um aluno surdo, em estudo ocorrido no primeiro semestre de 2021. Observou-se que o aluno conseguiu relacionar, de maneira satisfatória, palavras e figuras aos seus significados.

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Biografia do Autor

Estêvam Farias Sá, Instituto Federal Fluminense - IFF

Mestrando em Ensino e suas tecnologias, Especialista em Língua Brasileira de Sinais e em Tradução e Interpretação em Língua de Sinais e Graduado em Direito e Pedagogia.

 

Fernanda Grazielle Aparecida Soares de Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutora em Linguística, Mestre em Educação, Graduação em Normal Superior, em Letras Libras e em Psicopedagogia. Professora da UFRJ.

Ana Paula de Castro, Instituto Federal Fluminense - IFF

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica, Graduada em Letras-Português Inglês e em Direito.

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Publicado

2022-04-28

Como Citar

Sá, E. F. ., Castro, F. G. A. S. de . ., & Castro, A. P. de . (2022). Desafios do ensino remoto: experiência utilizando técnicas mnemônicas no Ensino da Língua Inglesa para surdos. Revista Educar Mais, 6, 382–397. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2708

Edição

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Artigos