Professores surdos no ensino superior: adaptações e reflexões sobre o ensino virtual de Libras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3329

Palavras-chave:

Ensino virtual, Professores surdos, Libras

Resumo

Este trabalho visa refletir como acontece a atuação do professor surdo no ensino superior e sua relação ao ensino virtual no que tange à disciplina de Libras. Para desenvolver este trabalho utilizamos uma pesquisa qualitativa, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas envolvendo cinco professores de instituições públicas de ensino superior, sendo três instituições federais e duas estaduais. Os dados coletados mostram que, em tempos de pandemia, o ensino precisou se reinventar de maneira remota e ganhou cada vez mais espaço. Os professores surdos que participaram da pesquisa e que têm o canal visual extremamente apurado, conseguem superar os desafios da barreira da língua, disseminando-a. Aos docentes, que utilizam a tecnologia em seus aprendizados no ensino virtual, também é permitida a disseminação cultural e linguística. Assim, o intuito principal de refutar as barreiras comunicativas entre surdos e ouvintes, torna a sociedade mais equânime.

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Biografia do Autor

Estêvam Farias Sá, Instituto Federal Fluminense - IFF

Graduado em Direito pelo Centro Universitário Fluminense (2003-2007). Pós-graduado em Direito e Gestão Ambiental- FDC- UNIFLU- (2008-2009), Licenciado em Pedagogia- ISEPAM (2009- 2012), Pós-graduado em Libras - Faculdade Eficaz (2013- 2014), Pós-graduado em Tradução e Interpretação em Libras- Faculdade Eficaz (2015-2016). Atua como tradutor/ intérprete de Libras no Instituto Federal Fluminense Campos Centro e em projetos como Professor de Libras no Município de São Fidélis.

Arilise Moraes de Almeida Lopes , Instituto Federal Fluminense - IFF

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Tecnologias Educacionais nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduação em Licenciatura Plena de Matemática pela Faculdade de Filosofia de Campos (FAFIC) e Bacharelado em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Tibiriça. Professora Permanente do Mestrado Profissional em Ensino e Tecnologias (MPET). Foi coordenadora de EaD do polo Campus Campos-Centro do IFFluminese até agosto de 2018. Atualmente é Coordenadora e professora pesquisadora do Núcleo de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (NTEAD), tendo como linhas de pesquisa: (i) Tecnologias Educacionais e (ii) Ambientes Educacionais e Educação a Distância. Todas as produções do NTEAD encontram-se disponíveis em: http://ntead.iff.edu.br. Professora do Mestrado em Ensino e suas Tecnologias.

Fernanda Grazielle Aparecida Soares de Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui graduação em Normal Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006) e em Letras Libras pela Universidade Federal Santa Catarina (2012). Possui pós graduação em Psicopedagogia - Educação Especial e Inclusiva pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008). Atualmente é professora do curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenadora do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NAI) da UFRJ

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Publicado

2023-07-17

Como Citar

Sá, E. F., Moraes de Almeida Lopes , A., & Grazielle Aparecida Soares de Castro, F. (2023). Professores surdos no ensino superior: adaptações e reflexões sobre o ensino virtual de Libras. Revista Educar Mais, 7, 620–634. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3329

Edição

Seção

Artigos