Professores surdos no ensino superior: adaptações e reflexões sobre o ensino virtual de Libras
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3329Palavras-chave:
Ensino virtual, Professores surdos, LibrasResumo
Este trabalho visa refletir como acontece a atuação do professor surdo no ensino superior e sua relação ao ensino virtual no que tange à disciplina de Libras. Para desenvolver este trabalho utilizamos uma pesquisa qualitativa, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas envolvendo cinco professores de instituições públicas de ensino superior, sendo três instituições federais e duas estaduais. Os dados coletados mostram que, em tempos de pandemia, o ensino precisou se reinventar de maneira remota e ganhou cada vez mais espaço. Os professores surdos que participaram da pesquisa e que têm o canal visual extremamente apurado, conseguem superar os desafios da barreira da língua, disseminando-a. Aos docentes, que utilizam a tecnologia em seus aprendizados no ensino virtual, também é permitida a disseminação cultural e linguística. Assim, o intuito principal de refutar as barreiras comunicativas entre surdos e ouvintes, torna a sociedade mais equânime.
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