Deaf teachers in higher education: adaptations and reflections on the virtual teaching of Brazilian Sign Language

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3329

Keywords:

Virtual teaching, Deaf teachers, Brazilian Sign Language

Abstract

This work aims to reflect on the role of the deaf teacher in higher education and its relationship to virtual teaching with regard to the discipline of Brazilian Sign Language. To develop this work, we used a quaitative research, with the application of semi-structured interviews involving five professors from two public institutions of higher education, three federal and two state. The data collected show that, in times of a pandemic, teaching had to reinvent itself remotely and gained more and more space. The deaf teachers who participated in the research and who have an extremely sharp visual channel manage to overcome the challenges of the language barrier, disseminating it. Teachers, who use technology in their learning in virtual teaching, are also allowed cultural and linguistic dissemination. Thus, the main purpose of refuting the communicative barriers between deaf and hearing people makes society more equitable.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Estêvam Farias Sá, Instituto Federal Fluminense - IFF

Graduado em Direito pelo Centro Universitário Fluminense (2003-2007). Pós-graduado em Direito e Gestão Ambiental- FDC- UNIFLU- (2008-2009), Licenciado em Pedagogia- ISEPAM (2009- 2012), Pós-graduado em Libras - Faculdade Eficaz (2013- 2014), Pós-graduado em Tradução e Interpretação em Libras- Faculdade Eficaz (2015-2016). Atua como tradutor/ intérprete de Libras no Instituto Federal Fluminense Campos Centro e em projetos como Professor de Libras no Município de São Fidélis.

Arilise Moraes de Almeida Lopes , Instituto Federal Fluminense - IFF

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Tecnologias Educacionais nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduação em Licenciatura Plena de Matemática pela Faculdade de Filosofia de Campos (FAFIC) e Bacharelado em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Tibiriça. Professora Permanente do Mestrado Profissional em Ensino e Tecnologias (MPET). Foi coordenadora de EaD do polo Campus Campos-Centro do IFFluminese até agosto de 2018. Atualmente é Coordenadora e professora pesquisadora do Núcleo de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (NTEAD), tendo como linhas de pesquisa: (i) Tecnologias Educacionais e (ii) Ambientes Educacionais e Educação a Distância. Todas as produções do NTEAD encontram-se disponíveis em: http://ntead.iff.edu.br. Professora do Mestrado em Ensino e suas Tecnologias.

Fernanda Grazielle Aparecida Soares de Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui graduação em Normal Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006) e em Letras Libras pela Universidade Federal Santa Catarina (2012). Possui pós graduação em Psicopedagogia - Educação Especial e Inclusiva pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008). Atualmente é professora do curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenadora do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NAI) da UFRJ

References

ALBRES, N.A. Relações dialógicas entre professores surdos sobre o ensino de Libras. Tese (Doutorado em Educação Especial). Universidade Federal de São Carlos, 2014.

BERTHIER, F. Les Sourdes-muets avant et depuis l'abbé de l’Épee. In: LANE, H. E PHILIP, F. The deaf experience: classics in language and education, tradução do original francês para o inglês de Philip, F. Cambridge, Massachusetts e London: Harvard University Press, 1984.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Publicada no Diário Oficial da União em 22/12/2005.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Publicado no DOU de 25.4.2002.

CASTIONI, R. Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: Avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 29, p. 399-419, 2021.

CASTRO, F. G. A. S. A formação docente e a constituição do professor surdo que atua com a Libras no ensino superior. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica, ¬Belo Horizonte, 2016.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 10.ed. São Paulo: Cortez, 2009.

FILIETAZ, M. R. P.; OLIVEIRA, O. S. Condições de trabalho e protagonismo do docente surdo no ensino superior: Contribuições da Libras para o desenvolvimento profissional. In: Educação no Século XXI- Inclusão, Especial, Diversidade, Belo Horizonte, Poison, v. 33, p. 44-51, 2019.

GODOI, E.; LIMA, M. D.; ANDRADE, V. A. B. Língua brasileira de sinais – Libras: A formação continuada de Professores. Coleção: Educação especial e inclusão escolar: Políticas, saberes e prática. Volume 3, 2016.

LORENZZON, M. R; SANTANA, M. P. S.; MATA, R. P. C. Espaço de aula arraigado de desafios em tempo de pandemia. Seminário de Formação do Cefapro, v. 2, n. 1, p. 317-324, 2020.

MALHEIROS, B. T. Metodologia de pesquisa em educação. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

MARTINS, V. R. O. Escola, saberes e produções discursivas: a diferença como possibilidade de singularidade. Cadernos da pedagogia (UFSCar. Online) , v. 3, p. 2-17, 2009.

MIORANDO, T. M. Formação de profissionais: mais professores para a escola sonhada. In: QUADROS, Ronice Müller de (org.). Estudos surdos I. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2006.

MACIEL, I. M. Educação à distância. Ambientes Virtuais: construindo significados. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 28, n. 3, p. 39-45, set./ dez. 2002

MINAYO, M. C. S. Ciência, Técnica e Arte: O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

NASCIMENTO, L. C. R. Um pouco mais da história da educação dos surdos, segundo Ferdinand Ferthier. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.7, n.2, p.255-265, jun. 2006.

NÓVOA, A. Concepções e práticas de formação contínua de professores. In: Formação contínua de professores: realidades e perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1991, pp. 15-38.

PERLIN, G. Surdos Cultura e Pedagogia. In: THOMA, A. S.; LOPES, M. C.(Orgs). A invenção da Surdez II: espaços e tempos de aprendizagem na educação de surdos. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.

QUADROS, R. M. Gramática da língua de sinais brasileira. Revista da Anpoll, v. 1, n. 16, 2004.

QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. B. Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre, Artmed, 2004.

QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L. V. Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva, 1995.

RÊGO, K. K. et al. Educação em formato remoto: estratégias de ensino utilizadas por professores surdos da UEPB. e-Mosaicos, v. 10, n. 25, p. 159-176, 2021.

SÁ, N. R. L. Educação de surdos: a caminho do bilinguismo. Niterói: EdUFF, 1999.

SANTOS, L. F.; GURGEL, T. M. A. O instrutor surdo em uma escola inclusiva bilíngue. In: LODI, A.C.B; LACERDA, C.B.F. Uma escola, duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização / (organizadoras). Porto Alegre: Mediação, 2014.

SAVIANI, D. XX – formação de professores. In: Livro: Interlocuções Pedagógicas: Entrevista. Entrevista ao Jornal das Ciências – USP de Ribeirão Preto em 2004. Editora Autores Associados, 2010.

SILVA, M. O.; SANTOS, E. C. R.; VIEIRA JUNIOR, N. V. The protagonism of deaf person: Education as a means of social ascent. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 5, p. e16810514832, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i5.14832. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/14832. Acesso em: 6 jul. 2021.

SOUZA, F. A; OLIVEIRA, I.B. Sensibilidades educativas no processo de avaliação de aprendizagem no fórum de discussão da EaD. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa, v. 13, n. 2, p. 106-126, mai./ago. 2020. Acesso em 14 jul. 2021. Disponível em https://url.gratis/ZDgRqC

SKLIAR, C. A surdez: Um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Dimensão, 1998.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 3.ed. Trad. Francisco Pereira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

THOMA, A. S.; LOPES, M. C. (Orgs.). A invenção da surdez II: espaços e tempos de aprendizagem na educação de surdos. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.

VIEIRA-MACHADO, L. M. C.; MATTOS, L. C. Na presença da outra, o encontro comigo: da história da educação de surdos à história de nossas vidas. Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2019.

Published

2023-07-17

How to Cite

Sá, E. F., Moraes de Almeida Lopes , A., & Grazielle Aparecida Soares de Castro, F. (2023). Deaf teachers in higher education: adaptations and reflections on the virtual teaching of Brazilian Sign Language. Educar Mais, 7, 620–634. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3329