Resultados do IDEB-2019 sugerem avanço no Ensino Médio

Autores

  • Renan Antônio da Silva Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0003-1171-217X
  • Pedro Demo Universidade de Brasília
  • Maria Cecília de Souza Minayo FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2582

Palavras-chave:

Ideb, Educação, Brasil, Formação

Resumo

Nove estados alcançaram Ideb maior ou igual a 6 nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo teve o melhor desempenho, com 6,7 pontos, seguido por Distrito Federal, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais, com 6,5 pontos; Ceará, com 6,4 pontos; Goiás, com 6,2 pontos; Espírito Santo, com 6,1 pontos; e Rio Grande do Sul, com 6 pontos. Já o Pará teve o resultado mais baixo, com 4,9 pontos, mas superou sua meta de 4,7 pontos. Nos anos finais do ensino fundamental, o aumento foi de 0,2 pontos, com resultado final de 4,9 pontos. Apesar da melhora, o índice ficou abaixo da meta de 5,2 pontos em 2019. Essa etapa de ensino possui 61,8 mil escolas e 11,9 milhões de estudantes no Brasil. O estado de São Paulo teve o melhor desempenho, com 5,5 pontos, mas não conseguiu atingir a meta individual de 5,9 pontos. Sete estados conseguiram cumprir seus objetivos: Amazonas, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Ceará, Paraná e Goiás. Os resultados mais baixos foram do Amapá, com 4 pontos, e do Pará, do Rio Grande do Norte, de Sergipe e da Bahia, com 4,1 pontos.

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Biografia do Autor

Renan Antônio da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista da FUNCAP.

Pedro Demo, Universidade de Brasília

Doutor em Sociologia pela Universität Des Saarlandes/Alemanha (1971). Professor titular aposentado da Universidade de Brasília, Departamento de Sociologia. Professor Emérito. Fez pós-doutorado na UCLA/Los Angeles (1999-2000). Tem experiência na área de Política Social, com ênfase em Sociologia da Educação e Pobreza Política. Trabalha com Metodologia Científica, no contexto da Teoria Crítica e Pesquisa Qualitativa. Pesquisa principalmente a questão da aprendizagem nas escolas públicas, por conta dos desafios da cidadania popular. Publicou mais de 100 livros. https://orcid.org/0000-0002-5514-2781

Maria Cecília de Souza Minayo, FIOCRUZ

Doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Pesquisadora 1A e Emérita do CNPQ. https://orcid.org/0000-0001-6187-9301

Referências

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Publicado

2021-08-19

Como Citar

Antônio da Silva, R., Demo, P., & Minayo, M. C. de S. . (2021). Resultados do IDEB-2019 sugerem avanço no Ensino Médio. Revista Educar Mais, 5(5), 990–1002. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2582

Edição

Seção

Artigos