Ensino remoto e orientação de TCC em tempos de COVID-19: desafios da formação humanizada do educador amazônida
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2142Palavras-chave:
Ensino Remoto, Formação docente, Orientação de TCC, COVID-19, Amazônia paraenseResumo
O texto objetiva refletir os desafios que discentes vem enfrentando para finalizar os TCC[1] na pandemia do COVID-19, no âmbito dos Cursos de Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Campus Santarém e da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Bragança/PA, e do Curso de Educação do Campo da UFPA, Campus Altamira/PA. Na questão central buscou-se responder: Que fatores podem ter influenciado para uma relação de orientação humanizada em tempos de pandemia, com vistas a garantir a qualidade do processo de construção, produção e defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) nos cursos pesquisados? A delimitação do objeto de estudo – o ensino remoto e o TCC, se justifica pelo TCC se tratar de uma atividade de extrema relevância para a formação docente, e um momento privilegiado de conhecimento e imersão à realidade educacional. São trabalhos que pautam a valorização e respeito às diferenças e à diversidade sociocultural dos próprios alunos e da educação escolar e não escolar em suas territorialidades amazônicas (citadinos, ribeirinhos, costeiros, quilombolas, indígenas, populações do campo), fomentando reflexões de realidades, de teorias e produções de conhecimentos em processos de interações entre orientador e orientando e que em contexto de pandemia suscita outras práticas, como o ensino remoto. A pesquisa amparou-se na abordagem quantiqualitativa, em que para a coleta dos dados foi disponibilizado questionário eletrônico para discentes dos cursos de formação do educador da Universidade Federal do Oeste do Pará - Campus Santarém e da Universidade Federal do Pará - Campi Bragança e Altamira. Destacam-se como os principais desafios: a (in)acessibilidade da internet nos municípios/ comunidades envolvidas; desconhecimento de estratégias de pesquisa empírica nas redes sociais; e, estranhamento em utilizar o espaço digital para orientações e defesas de TCC; manutenção de temáticas, porém, mudanças no foco de estudo. Neste contexto, revela-se ainda que a relação professor-aluno foi flexível e humanizada, envolvendo processos de aprendizagens que estão para além dos trabalhos de conclusão entregues aos cursos de Pedagogia e Educação do Campo, nos respectivos IFES/Campus.
[1] Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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Referências
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