A educação municipal em Rio Branco no contexto da pandemia: dispositivos operacionais e a organização do trabalho pedagógico escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2120

Palavras-chave:

Educação; Diretrizes; Orientações educacionais; Ensino Remoto; Pandemia.

Resumo

As circunstâncias trazidas pela pandemia da covid-19 impuseram, em escala planetária, a necessidade de adoção de um conjunto de medidas que acabou por produzir novas formas de relacionamento e convivência social pautadas pelo distanciamento e pelo isolamento social. No caso da educação escolar, por exemplo, impôs-se aos sistemas de ensino a definição de novas sistemáticas de organização do trabalho pedagógico como alternativa que, de alguma maneira, daria respostas à sociedade, às famílias e à própria comunidade escolar mormente à suspensão das atividades presencias letivas do ano de 2020. Considerando tal contexto este artigo tem como objetivo analisar as diretrizes gerais e os procedimentos administrativos e pedagógicos formulados pela administração do sistema público de ensino municipal de Rio Branco. O estudo se organiza a partir de análise documental na qual são sistematizadas as diretrizes legais, pedagógicas e administrativas, elaboradas no período de pandemia. Busca-se, nessa perspectiva, extrair as incidências dessas orientações e em que medida elas expressam novas dinâmicas de organização e lógicas para a natureza do trabalho pedagógico com crianças desde a educação infantil e até o quinto ano do ensino fundamental e quais são as implicações dessas determinações sobre a organização do trabalho pedagógico de professores(as).

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Biografia do Autor

Mark Clark Assen de Carvalho, Universidade Federal do Acre

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com Estágio Pós-Doutoral realizado na UFPA. Professor Titular do Centro de Educação, Letras e Artes da UFA; Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAC e do Doutorado em Educação da Rede Educanorte/UFPA.

Rafael Marques Gonçalves, Universidade Federal do Acre

Doutor em Educação pela UERJ. Professor Adjunto do Centro de Educação, Letras e Artes da UFAC. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAC.

Jean Mauro de Abreu Morais, Educanorte - UFAC/UFPA

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Acre. Doutorando em Educação pela Rede Educanorte/UFPA. Professor da rede pública estadual de educação básica do Acre.

Josenir de Araújo Calixto, Professor da rede pública estadual de educação básica do Acre

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Acre. Professor da rede pública estadual de educação básica do Acre.

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Publicado

2021-01-06

Como Citar

Assen de Carvalho, M. C., Marques Gonçalves, R., Abreu Morais, J. M. de ., & Araújo Calixto, J. de. (2021). A educação municipal em Rio Branco no contexto da pandemia: dispositivos operacionais e a organização do trabalho pedagógico escolar. Revista Educar Mais, 5(1), 125–138. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2120