REVITALIZAÇÃO DE ÁREAS DOMÉSTICAS INUTILIZADAS: HORTA URBANA
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2015.%25p.728Resumen
A revitalização de uma área inutilizada refere-se ao processo de reconversão de espaços abandonados ou degradados, mediante a recuperação de antigos ou criação de novos espaços com perspectiva na sustentabilidade do local. O presente trabalho teve como finalidade revitalizar o espaço de uma residência que continha entulhos nos fundos, o que fazia com que o local ficasse interditado para lazer. Através dos sistemas sustentáveis como, captação de água da chuva, produção de adubo orgânico através de vermicompostagem e produção de hortaliças e morango. O espaço foi reestruturado para que a família pudesse usufruir daquele local e também contribuir com o meio ambiente. O estudo foi realizado em uma residência situada no bairro Areal na cidade de Pelotas/RS, em uma área de 240m² durante o período de maio a setembro do ano de 2015. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada a análise de pH do solo cujo resultado demostrou ser compatível com o valor adequado para plantio. Posteriormente foi feita a preparação do local através do revolvimento do solo para nivelar a área com ajuda de materiais adequados e a segregação de alguns materiais. Os entulhos restantes foram dados o destino final ambientalmente apropriado. A implementação de sistemas sustentáveis foi feita de acordo com o que havia restado na área. Foi feita a instalação de reservatório de água e sistema de gotejamento, construção do minhocário para implantação de vermicompostagem e implantação dos canteiros (dois canteiros semicirculares, um canteiro circular e um canteiro extra para transplante de plantas). Foi visível a melhoria no local após o projeto. Além da produção de espécies vegetais livres de agrotóxicos, houve preservação do solo e meio ambiente e benefícios à vida humana. Podemos observar que o local foi revitalizado com sucesso e que o ambiente urbano teve uma melhora significante. Os moradores do local passaram a fazer a manutenção e manejo da área com prazer visando os benefícios que isso trará para suas famílias e suas vidas.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE RESPONSABILIDAD: Certifico que participé de la concepción del trabajo, en parte o en la íntegra, que no omití cualesquiera ligaciones o acuerdos de financiación entre los autores y compañías que puedan tener interés en la publicación de este artículo. Certifico que el texto es original y que el trabajo, en parte o en la íntegra, o cualquier otro trabajo con contenido sustancialmente similar, de mi autoría, no fue enviado a otra revista y no lo será mientras su publicación esté siendo considerada por la Revista Educar Mais, sea en formato impreso o electrónico.
El autor responsable por el envío del trabajo representa todos los autores del mismo y, al enviar el artículo para la revista, está garantizando que tiene el permiso de todos para hacerlo. Del mismo modo, asegura que el artículo no viola derechos autorales y que no hay plágio en el trabajo. La revista no se responsabiliza por las opiniones emitidas.
La Revista Educar Mais es de acceso abierto (Open Access), sin que haya la necesidad de pagos de tasas, sea para submisión o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de Budapest Open Access Initiative (BOAI), o sea, los usuarios poseen el derecho de leer, bajar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos para los textos completos de los artículos en ella publicados.
Todos los artículos son publicados con la licencia Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Los autores mantienen los derechos autorales sobre sus producciones, debiendo ser contactados directamente si hay interés en uso comercial de los trabajos.