El psicólogo en la queja escolar: un estado del arte en el contexto educativo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3354

Palabras clave:

Fracasso escolar, Queixa escolar, Atuação do psicólogo

Resumen

El presente estudio aborda el papel del psicólogo en relación a las quejas escolares en la educación básica y analiza los tipos de abordaje que utilizan los diferentes autores. Tuvo como objetivo mapear la producción científica brasileña, considerando artículos, tesis y disertaciones publicados entre 2012 y 2022. Como metodología, se eligió una revisión de la literatura, que se llevó a cabo en Google Scholar, SciELO (Biblioteca Electrónica Científica) en línea) y Periódicos de Capas. Después de las análisis, parece que las producciones enfatizan la perspectiva crítica en la psicología escolar, siendo los principales enfoques utilizados la Psicología Histórico-Cultural, la Teoría Crítica y el Materialismo Histórico-Dialéctico. Se considera que ha habido un avance significativo en el campo teórico, sin embargo, tal como se concibe en medio de las producciones, la inserción del profesional de la Psicología en las escuelas requiere reflexión y nuevas prácticas, sobre todo que sensibilicen a los agentes escolares, familias y estudiantes. de su papel y buscar nuevas formas de intervención que puedan minimizar los impactos en la vida de los estudiantes.

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Biografía del autor/a

Patrícia Oliveira de Freitas, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Psicóloga, Psicopedagoga e Neuropsicóloga, Mestranda em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo. Realizou ao longo da graduação pesquisas de iniciação científica sobre o transtorno da ansiedade e sua relação com a vida universitária, o adolescente no contexto hospitalar e o elo entre a saúde mental e a religiosidade sob uma perspectiva psicológica. Atua como psicóloga clínica, tendo como foco de atendimento crianças e adolescentes.

Vanessa dos Santos Tavares, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Pedagoga e Mestra em Educação (2016). Doutoranda em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo. É servidora pública no cargo Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Paraná (IFPR). Escritora, produtora e editora de livros paradidáticos para Educação Infantil e Ensino Fundamental. Autora da Série Pequenos Corajosos da Editora Inverso, série comercial de contrato no Brasil e no exterior. Participante do Núcleo Materna - Núcleo Virtual de Pesquisa em Gênero e Maternidade. Tem foco em estudos de gênero, Direitos Humanos, articulação dos temas maternidades/paternidades e Ciência, feminismos, avaliação da aprendizagem, evasão escolar, políticas educacionais, aprendizagens, inclusão e respeito à diversidade.

Eric Ferdinando Passone, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Formado em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997-2002); Mestre e Doutor em Educação pela Unicamp (2005-2012). Trabalhou como psicólogo em programa socioeducativo para crianças e adolescentes em situação vulnerabilidade e como coordenador de projetos educacionais, junto ao poder executivo do município de Piracicaba (2002-2005). Lecionou disciplinas de Psicologia Social, Psicologia e Educação, Psicologia, Cultura e Educação, Psicologia da Comunicação e Psicologia Aplicada ao Direito na Universidade Metodista de Piracicaba (2009-2013). Desenvolveu seu pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo(2013-2016), sob Supervisão do Dr. Leandro de Lajonquière. Participou como voluntário como Pesquisador Associado ao Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade de Campinas (2016-2020). Foi docente e mentor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Subjetividade e Psicanálise da Universidade Ibirapuera (SP). É docente e vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e docente do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Educacional (PPGP-GE) da Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID). Membro do Comitê de Ética e Pesquisa da UNICID. Membro integrante da Red INFEIES ( Red de Estudios e Investigaciones Psicoanalíticas e Interdisciplinarias en Infancia e Instituciones) e da RUEPSY (Réseau Universitaire International d?Études d'Éducation et de Psychanalyse). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Gestão e Avaliação Educacional. Estuda o campo de políticas públicas educacionais, gestão, avaliação, psicanálise e educação. Supervisiona estágios de psicoterapia, projetos sociais, psicologia e trabalho, no Curso de psicologia da Unicid.

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Publicado

2023-07-20

Cómo citar

Oliveira de Freitas, P., dos Santos Tavares, V., & Ferdinando Passone, E. (2023). El psicólogo en la queja escolar: un estado del arte en el contexto educativo. Educar Mais, 7, 649–664. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3354

Número

Sección

Artículos