Princípios norteadores para a atuação do psicólogo escolar: uma análise documental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3663

Palavras-chave:

Psicologia Escolar, Intersetorialidade, Políticas Públicas

Resumo

O artigo apresenta os princípios norteadores para a atuação do psicólogo escolar, tendo como objetivo sistematizar as recomendações advindas de documentos oficiais do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP), no que se refere às práticas dos profissionais de psicologia no âmbito escolar. Optou-se pela realização de uma análise documental, tendo sido selecionados quatro materiais oficiais de referência do trabalho do psicólogo no âmbito educacional, sendo eles: um que trata da relação entre psicologia e educação e suas possíveis contribuições à prática profissional do CRP-SP; um caderno temático sobre a psicologia frente às demandas escolares e intersetorialidade do CRP-SP; um documento de referências técnicas para profissionais de psicologia no que se refere à educação básica do CFP em conjunto com o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP); e, por último, um referente a uma nota técnica acerca do enfrentamento da violência nas escolas do CFP. Os documentos selecionados abordaram diversas contribuições à prática profissional do psicólogo no âmbito educacional, destacando-se uma maior abrangência no cuidado aos estudantes ao conceber caminhos intersetoriais e a necessidade em adentrar ao âmbito das políticas públicas para se atuar de maneira mais consciente e coesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Oliveira de Freitas, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Psicóloga, Psicopedagoga e Neuropsicóloga, Mestranda em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo. Realizou ao longo da graduação pesquisas de iniciação científica sobre o transtorno da ansiedade e sua relação com a vida universitária, o adolescente no contexto hospitalar e o elo entre a saúde mental e a religiosidade sob uma perspectiva psicológica. Atua como psicóloga clínica, tendo como foco de atendimento crianças e adolescentes.

André Aron Pastore Dryzun, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Psicólogo do Instituto Federal de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade da Cidade de São Paulo (2023). Pós graduado pelo Programa de Aprimoramento Profissional em Psicologia Clínica também pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2012). Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2010). Atuou como psicólogo na Atenção Básica de Saúde de Campinas (2011 - 2012) e também na Prefeitura de Bragança como psicólogo do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), como Conselheiro do Conselho Municipal dos Direitos da Criaça e do Adolescente representando a Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social e na gestão da Secretaria como Gestor de Parceria com as entidades da sociedade civil. Sempre trabalhou com políticas públicas, conciliando os trabalhos com a clínica de psicologia. Foi redator e coordenador do Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo do Município de Bragança Paulista-SP.

Eric Ferdinando Passone, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Formado em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997-2002); Mestre e Doutor em Educação pela Unicamp (2005-2012). Trabalhou como psicólogo em programa socioeducativo para crianças e adolescentes em situação vulnerabilidade e como coordenador de projetos educacionais, junto ao poder executivo do município de Piracicaba (2002-2005). Lecionou disciplinas de Psicologia Social, Psicologia e Educação, Psicologia, Cultura e Educação, Psicologia da Comunicação e Psicologia Aplicada ao Direito na Universidade Metodista de Piracicaba (2009-2013). Desenvolveu seu pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo(2013-2016), sob Supervisão do Dr. Leandro de Lajonquière. Participou como voluntário como Pesquisador Associado ao Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade de Campinas (2016-2020). Foi docente e mentor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Subjetividade e Psicanálise da Universidade Ibirapuera (SP). É docente e vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e docente do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Educacional (PPGP-GE) da Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID). Membro do Comitê de Ética e Pesquisa da UNICID. Membro integrante da Red INFEIES ( Red de Estudios e Investigaciones Psicoanalíticas e Interdisciplinarias en Infancia e Instituciones) e da RUEPSY (Réseau Universitaire International d?Études d'Éducation et de Psychanalyse). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Gestão e Avaliação Educacional. Estuda o campo de políticas públicas educacionais, gestão, avaliação, psicanálise e educação. Supervisiona estágios de psicoterapia, projetos sociais, psicologia e trabalho, no Curso de psicologia da Unicid.

Referências

ANDRADA, Paula Costa de et al. Atuação de Psicólogas(os) na Escola: Enfrentando Desafios na Proposição de Práticas Críticas. Psicologia: Ciência e Profissão [online]. 2019, v. 39, e1877342.

ANTUNES, Mitsuko. Aparecida. Makino. II Mostra de práticas de psicologia em educação e V encontro de psicólogos na área de educação. In: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO – CRP. Psicologia e Educação: Contribuições para a atuação profissional. São Paulo: CRP SP, 2008. p. 27-41.

DIAS, Ana Cristina Garcia, PATIAS, Naiana Dapieve e ABAID, Josiane Lieberknecht Wathier. Psicologia Escolar e possibilidades na atuação do psicólogo: algumas reflexões. Psicologia Escolar e Educacional [online]. 2014, v. 18, n. 1, pp. 105-111.

CAMPOS, Brisa. Caminhos do diagnóstico de crianças e jovens a partir do olhar dos psicólogos, das queixas escolares ao serviço de atendimento. In: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO – CRP. Psicologia, demandas escolares e intersetorialidade: os caminhos do diagnóstico de crianças e adolescentes. São Paulo: CRP SP, 2019. p. 30-46.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA – CFP. Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na educação básica. 2. ed. Brasília: CFP, 2019.

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO – CRP. Psicologia, demandas escolares e intersetorialidade: os caminhos do diagnóstico de crianças e adolescentes. São Paulo: CRP SP, 2019.

CORÁ, Élsio. José; TRINDADE, Letícia. De Lima. Intersetorialidade e vulnerabilidade no contexto da educação integral. Educação em Revista, v. 31, n. 4, p. 81–94, out. 2015.

FREITAS, Patrícia Oliveira De; TAVARES, Vanessa Dos Santos; PASSONE, Eric Ferdinando. O psicólogo perante a queixa escolar: um estado da arte no contexto educacional. Revista Educar Mais, [S. l.], v. 7, p. 649–664, 2023. DOI: 10.15536/reducarmais.7.2023.3354.

MEIRA, Marisa. Eugênia. Melillo. II Mostra de práticas de psicologia em educação e V encontro de psicólogos na área de educação. In: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO – CRP. Psicologia e Educação: Contribuições para a atuação profissional. São Paulo: CRP SP, 2008. p. 27-41.

Nota técnica Nº 8/2023, de 2023 A Psicologia na prevenção e enfrentamento à violência nas escolas. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia.

PASQUALINI, Mariana. Guimarães; SOUZA, Marilene. Proença. Rebello. De.; LIMA, Cárita. Portilho. De. Atuação do psicólogo escolar na perspectiva de proposições legislativas. Psicologia Escolar e Educacional, v. 17, n. 1, p. 15–24, jun. 2013.

PEREIRA-SILVA, Nara Liana. et al. O papel do psicólogo escolar: Concepções de professores e gestores. Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, n. 3, p. 407–415, set. 2017.

PERETTA, Anabela Almeida Costa e Santos et al. O caminho se faz ao caminhar: atuações em Psicologia Escolar. Psicologia Escolar e Educacional [online]. 2014, v. 18, n. 2, pp. 293-301.

SCARIN, Ana Carla Cividanes Furlan; SOUZA, Marilene Proença Rebello De. Medicalização e patologização da educação: desafios à psicologia escolar e educacional. Psicologia Escolar e Educacional, v. 24, p. e214158, 2020.

SOUZA, Marilene. Proença. Rebello. De. Apresentação. In: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO – CRP. Psicologia e Educação: Contribuições para a atuação profissional. São Paulo: CRP SP, 2008. p. 7-8.

SUZUKI, Lilian. Os caminhos do diagnóstico de crianças e jovens, partir do olhar dos psicólogos: da queixa escolar e aos serviços de atendimento. In: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO – CRP. Psicologia, demandas escolares e intersetorialidade: os caminhos do diagnóstico de crianças e adolescentes. São Paulo: CRP SP, 2019. p. 9-29.

VIEIRA, Derik; CALDAS, Roseli Fernandes Lins. Psicologia escolar: interlocução entre as referências técnicas e publicações de práticas. Psicologia Escolar e Educacional, v. 26, p. e241884, 2022.

VILLAR, Rosangela. Roda de conversa queixa escolar e processos de patologização. In: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO – CRP. Psicologia, demandas escolares e intersetorialidade: os caminhos do diagnóstico de crianças e adolescentes. São Paulo: CRP SP, 2019. p. 98-102.

XAVIER, Ione. Aparecida. Demandas escolares: educação, saúde e assistência social. In: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO – CRP. Psicologia, demandas escolares e intersetorialidade: os caminhos do diagnóstico de crianças e adolescentes. São Paulo: CRP SP, 2019. p. 81-97.

ZUCOLOTO, Patricia Carla Silva do Vale. et al. Atuação do psicólogo escolar crítico frente às queixas escolares: as assembleias escolares. Rev. Psicol. IMED, Passo Fundo, v. 11, n. 1, p. 217-232, jun. 2019.

Downloads

Publicado

2024-02-28

Como Citar

Freitas, P. O. de ., Dryzun, A. A. P. ., & Passone, E. F. (2024). Princípios norteadores para a atuação do psicólogo escolar: uma análise documental. Revista Educar Mais, 8, 145–157. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3663

Edição

Seção

Artigos