Princípios norteadores para a atuação do psicólogo escolar: uma análise documental
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3663Palavras-chave:
Psicologia Escolar, Intersetorialidade, Políticas PúblicasResumo
O artigo apresenta os princípios norteadores para a atuação do psicólogo escolar, tendo como objetivo sistematizar as recomendações advindas de documentos oficiais do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP), no que se refere às práticas dos profissionais de psicologia no âmbito escolar. Optou-se pela realização de uma análise documental, tendo sido selecionados quatro materiais oficiais de referência do trabalho do psicólogo no âmbito educacional, sendo eles: um que trata da relação entre psicologia e educação e suas possíveis contribuições à prática profissional do CRP-SP; um caderno temático sobre a psicologia frente às demandas escolares e intersetorialidade do CRP-SP; um documento de referências técnicas para profissionais de psicologia no que se refere à educação básica do CFP em conjunto com o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP); e, por último, um referente a uma nota técnica acerca do enfrentamento da violência nas escolas do CFP. Os documentos selecionados abordaram diversas contribuições à prática profissional do psicólogo no âmbito educacional, destacando-se uma maior abrangência no cuidado aos estudantes ao conceber caminhos intersetoriais e a necessidade em adentrar ao âmbito das políticas públicas para se atuar de maneira mais consciente e coesa.
Downloads
Referências
ANDRADA, Paula Costa de et al. Atuação de Psicólogas(os) na Escola: Enfrentando Desafios na Proposição de Práticas Críticas. Psicologia: Ciência e Profissão [online]. 2019, v. 39, e1877342.
ANTUNES, Mitsuko. Aparecida. Makino. II Mostra de práticas de psicologia em educação e V encontro de psicólogos na área de educação. In: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO – CRP. Psicologia e Educação: Contribuições para a atuação profissional. São Paulo: CRP SP, 2008. p. 27-41.
DIAS, Ana Cristina Garcia, PATIAS, Naiana Dapieve e ABAID, Josiane Lieberknecht Wathier. Psicologia Escolar e possibilidades na atuação do psicólogo: algumas reflexões. Psicologia Escolar e Educacional [online]. 2014, v. 18, n. 1, pp. 105-111.
CAMPOS, Brisa. Caminhos do diagnóstico de crianças e jovens a partir do olhar dos psicólogos, das queixas escolares ao serviço de atendimento. In: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO – CRP. Psicologia, demandas escolares e intersetorialidade: os caminhos do diagnóstico de crianças e adolescentes. São Paulo: CRP SP, 2019. p. 30-46.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA – CFP. Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na educação básica. 2. ed. Brasília: CFP, 2019.
CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO – CRP. Psicologia, demandas escolares e intersetorialidade: os caminhos do diagnóstico de crianças e adolescentes. São Paulo: CRP SP, 2019.
CORÁ, Élsio. José; TRINDADE, Letícia. De Lima. Intersetorialidade e vulnerabilidade no contexto da educação integral. Educação em Revista, v. 31, n. 4, p. 81–94, out. 2015.
FREITAS, Patrícia Oliveira De; TAVARES, Vanessa Dos Santos; PASSONE, Eric Ferdinando. O psicólogo perante a queixa escolar: um estado da arte no contexto educacional. Revista Educar Mais, [S. l.], v. 7, p. 649–664, 2023. DOI: 10.15536/reducarmais.7.2023.3354.
MEIRA, Marisa. Eugênia. Melillo. II Mostra de práticas de psicologia em educação e V encontro de psicólogos na área de educação. In: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO – CRP. Psicologia e Educação: Contribuições para a atuação profissional. São Paulo: CRP SP, 2008. p. 27-41.
Nota técnica Nº 8/2023, de 2023 A Psicologia na prevenção e enfrentamento à violência nas escolas. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia.
PASQUALINI, Mariana. Guimarães; SOUZA, Marilene. Proença. Rebello. De.; LIMA, Cárita. Portilho. De. Atuação do psicólogo escolar na perspectiva de proposições legislativas. Psicologia Escolar e Educacional, v. 17, n. 1, p. 15–24, jun. 2013.
PEREIRA-SILVA, Nara Liana. et al. O papel do psicólogo escolar: Concepções de professores e gestores. Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, n. 3, p. 407–415, set. 2017.
PERETTA, Anabela Almeida Costa e Santos et al. O caminho se faz ao caminhar: atuações em Psicologia Escolar. Psicologia Escolar e Educacional [online]. 2014, v. 18, n. 2, pp. 293-301.
SCARIN, Ana Carla Cividanes Furlan; SOUZA, Marilene Proença Rebello De. Medicalização e patologização da educação: desafios à psicologia escolar e educacional. Psicologia Escolar e Educacional, v. 24, p. e214158, 2020.
SOUZA, Marilene. Proença. Rebello. De. Apresentação. In: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO – CRP. Psicologia e Educação: Contribuições para a atuação profissional. São Paulo: CRP SP, 2008. p. 7-8.
SUZUKI, Lilian. Os caminhos do diagnóstico de crianças e jovens, partir do olhar dos psicólogos: da queixa escolar e aos serviços de atendimento. In: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO – CRP. Psicologia, demandas escolares e intersetorialidade: os caminhos do diagnóstico de crianças e adolescentes. São Paulo: CRP SP, 2019. p. 9-29.
VIEIRA, Derik; CALDAS, Roseli Fernandes Lins. Psicologia escolar: interlocução entre as referências técnicas e publicações de práticas. Psicologia Escolar e Educacional, v. 26, p. e241884, 2022.
VILLAR, Rosangela. Roda de conversa queixa escolar e processos de patologização. In: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO – CRP. Psicologia, demandas escolares e intersetorialidade: os caminhos do diagnóstico de crianças e adolescentes. São Paulo: CRP SP, 2019. p. 98-102.
XAVIER, Ione. Aparecida. Demandas escolares: educação, saúde e assistência social. In: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO – CRP. Psicologia, demandas escolares e intersetorialidade: os caminhos do diagnóstico de crianças e adolescentes. São Paulo: CRP SP, 2019. p. 81-97.
ZUCOLOTO, Patricia Carla Silva do Vale. et al. Atuação do psicólogo escolar crítico frente às queixas escolares: as assembleias escolares. Rev. Psicol. IMED, Passo Fundo, v. 11, n. 1, p. 217-232, jun. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Patrícia Oliveira de Freitas, André Aron Pastore Dryzun, Eric Ferdinando Passone

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.