Contribuições do psicólogo escolar para o Ensino Superior: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.4024

Palavras-chave:

Atuação do psicólogo, Assistência estudantil, Propostas pedagógicas

Resumo

No presente artigo busca-se compreender a importância da atuação do psicólogo na rede de ensino superior, identificando suas possibilidades profissionais. Como metodologia foi realizada uma revisão integrativa de artigos, dissertações e teses no período de 2014 à 2024, nos principais bancos de dados, sendo selecionadas apenas publicações nacionais. Em relação a análise de dados, foram constatadas abordagens como a Psicologia Histórico-Cultural, Psicologia Escolar Crítica e Terapias Cognitivo-Comportamentais, com predominância de publicações das abordagens culturais e críticas em detrimento da abordagem clínica. Com fundamento na análise dos estudos abordados na revisão de literatura foi possível realizar a separação de três eixos de práticas e possibilidades de atuação do psicólogo escolar no ensino superior, sendo categorizados em: 1 – Gestão de políticas e processos educacionais; 2 – Propostas pedagógicas e atuação com os atores institucionais; e 3 – Assistência estudantil. Dessa forma, acredita-se que novas possibilidades de atuação do psicólogo escolar no ensino superior sejam necessárias para essas novas configurações dos estudantes e das instituições de ensino superior (IES).

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Biografia do Autor

Luan Oliveira de Freitas, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Graduado em Psicologia e Mestrando (bolsista CAPES) em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo/SP –Brasil.

Patrícia Oliveira de Freitas, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Graduada em Psicologia e Mestra em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo/SP –Brasil.

Eric Ferdinando Passone, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Graduado em Psicologia, Mestre e Doutor em Educação e Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e em Gestão Educacional (PPGP-GE) da Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo/SP –Brasil.

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Publicado

2024-09-28

Como Citar

Oliveira de Freitas, L., Oliveira de Freitas, P., & Ferdinando Passone, E. (2024). Contribuições do psicólogo escolar para o Ensino Superior: uma revisão de literatura. Revista Educar Mais, 8, 585–600. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.4024

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Artigos