Contribuições do psicólogo escolar para o Ensino Superior: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.4024Palavras-chave:
Atuação do psicólogo, Assistência estudantil, Propostas pedagógicasResumo
No presente artigo busca-se compreender a importância da atuação do psicólogo na rede de ensino superior, identificando suas possibilidades profissionais. Como metodologia foi realizada uma revisão integrativa de artigos, dissertações e teses no período de 2014 à 2024, nos principais bancos de dados, sendo selecionadas apenas publicações nacionais. Em relação a análise de dados, foram constatadas abordagens como a Psicologia Histórico-Cultural, Psicologia Escolar Crítica e Terapias Cognitivo-Comportamentais, com predominância de publicações das abordagens culturais e críticas em detrimento da abordagem clínica. Com fundamento na análise dos estudos abordados na revisão de literatura foi possível realizar a separação de três eixos de práticas e possibilidades de atuação do psicólogo escolar no ensino superior, sendo categorizados em: 1 – Gestão de políticas e processos educacionais; 2 – Propostas pedagógicas e atuação com os atores institucionais; e 3 – Assistência estudantil. Dessa forma, acredita-se que novas possibilidades de atuação do psicólogo escolar no ensino superior sejam necessárias para essas novas configurações dos estudantes e das instituições de ensino superior (IES).
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