The psychologist facing school complaints: the state of the art in the educational context

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3354

Keywords:

School failure, School Complaints, Work of the psychologist

Abstract

The present study addresses the psychologist's role in facing school complaints in basic education and analyzes the types of approaches used by different authors. It was aimed at mapping Brazilian scientific production, considering articles, theses, and dissertations published in the period from 2012 to 2022. As a methodology, it was chosen a literature review, which was performed using the Google Academic, SciELO (Scientific Eletronic Library Online), and Capes Periodicals databases. After analyzing the literature, it was found that the productions emphasize the critical perspective in school psychology, and the main approaches used are Cultural-Historical Psychology, Critical Theory, and Historical-Dialectical Materialism. It is considered that there was a significant advance in the theoretical field, however, just as conceived in the productions, the insertion of the Psychology professional amidst the schools requires reflection and new practices, especially those that make the school agents, families, and students aware of their function and seek new forms of intervention that can minimize the impacts on the students' lives.

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Author Biographies

Patrícia Oliveira de Freitas, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Psicóloga, Psicopedagoga e Neuropsicóloga, Mestranda em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo. Realizou ao longo da graduação pesquisas de iniciação científica sobre o transtorno da ansiedade e sua relação com a vida universitária, o adolescente no contexto hospitalar e o elo entre a saúde mental e a religiosidade sob uma perspectiva psicológica. Atua como psicóloga clínica, tendo como foco de atendimento crianças e adolescentes.

Vanessa dos Santos Tavares, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Pedagoga e Mestra em Educação (2016). Doutoranda em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo. É servidora pública no cargo Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Paraná (IFPR). Escritora, produtora e editora de livros paradidáticos para Educação Infantil e Ensino Fundamental. Autora da Série Pequenos Corajosos da Editora Inverso, série comercial de contrato no Brasil e no exterior. Participante do Núcleo Materna - Núcleo Virtual de Pesquisa em Gênero e Maternidade. Tem foco em estudos de gênero, Direitos Humanos, articulação dos temas maternidades/paternidades e Ciência, feminismos, avaliação da aprendizagem, evasão escolar, políticas educacionais, aprendizagens, inclusão e respeito à diversidade.

Eric Ferdinando Passone, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Formado em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997-2002); Mestre e Doutor em Educação pela Unicamp (2005-2012). Trabalhou como psicólogo em programa socioeducativo para crianças e adolescentes em situação vulnerabilidade e como coordenador de projetos educacionais, junto ao poder executivo do município de Piracicaba (2002-2005). Lecionou disciplinas de Psicologia Social, Psicologia e Educação, Psicologia, Cultura e Educação, Psicologia da Comunicação e Psicologia Aplicada ao Direito na Universidade Metodista de Piracicaba (2009-2013). Desenvolveu seu pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo(2013-2016), sob Supervisão do Dr. Leandro de Lajonquière. Participou como voluntário como Pesquisador Associado ao Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade de Campinas (2016-2020). Foi docente e mentor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Subjetividade e Psicanálise da Universidade Ibirapuera (SP). É docente e vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e docente do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Educacional (PPGP-GE) da Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID). Membro do Comitê de Ética e Pesquisa da UNICID. Membro integrante da Red INFEIES ( Red de Estudios e Investigaciones Psicoanalíticas e Interdisciplinarias en Infancia e Instituciones) e da RUEPSY (Réseau Universitaire International d?Études d'Éducation et de Psychanalyse). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Gestão e Avaliação Educacional. Estuda o campo de políticas públicas educacionais, gestão, avaliação, psicanálise e educação. Supervisiona estágios de psicoterapia, projetos sociais, psicologia e trabalho, no Curso de psicologia da Unicid.

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Published

2023-07-20

How to Cite

Oliveira de Freitas, P., dos Santos Tavares, V., & Ferdinando Passone, E. (2023). The psychologist facing school complaints: the state of the art in the educational context. Educar Mais, 7, 649–664. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3354