Corte de investigación: preacarización del trabajo y educación para profesores

Autores/as

  • Fernanda Rodrigues Pontes IFSUL - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense http://orcid.org/0000-0003-4044-9323
  • Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense - IFSul - Campus Pelotas http://orcid.org/0000-0003-4949-0023
  • Guilherme Ribeiro Rostas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense - IfSul, Campus Pelotas http://orcid.org/0000-0002-5371-8396

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.1931

Palabras clave:

Precariedad, Enfermedad, Trabajo docente.

Resumen

El objetivo de este artículo es plantear una discusión sobre el proceso de trabajo precario de los docentes de educación superior y la consecuente enfermedad. Se realizó una encuesta cuantitativa y un análisis cualitativo de un corpus empírico a partir del mapeo de investigaciones publicadas en el área de Educación en los últimos diez años (2009-2019), a partir de las palabras clave: trabajo precario; trabajo docente; enseñanza de la enfermedad. Consiste en un corte investigativo basado en la metodología de Análisis de Contenido (BARDIN, 2016) cuya muestra se relaciona con los factores de enfermedad y la precariedad del trabajo docente, con autores críticos que trabajan con el tema trabajo, precariedad y salud en el contexto educativo. El enfoque analítico presentado apuntaba a la precariedad laboral y la enfermedad de los docentes de educación superior, especialmente factores asociados al productivismo y la intensificación del trabajo.

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Biografía del autor/a

Fernanda Rodrigues Pontes, IFSUL - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Possui graduação em Administração pela Universidade Católica de Pelotas(2009), especialização em MBA em Gestão Empresarial pelo Fundação Getúlio Vargas(2012) e especialização em Especialização em Liderança Coaching e Gestão de Pessoas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS(2018). Atualmente é do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas.

Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense - IFSul - Campus Pelotas

MÁRCIA ROSTAS é licenciada em Pedagoga (UFMA), Mestre em Economia (UFPE) e Doutora em Linguística e Lingua Portuguesa (UNESP-Araraquara). Lider do GP Discurso Pedagógico. Desenvolve estudos na área da Educação, Trabalho e Tecnologia priorizando temas que envolvem desigualdade racial e de gênero, minorias sociais, Educação Popular, Cultura e políticas públicas. Articula seus estudos a partir dos pressupostos do materialismo histórico e dialético.Professor adjunto do Departamento de Graduação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus Pelotas atua como docente permanente do PPG Educação e Tecnologia e Docente na área de Estágio Curricular e Didática na Licenciatura em Computação. Atuou como Coordenadora Pedagógica da Licenciatura em computação e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Educação, modalidade EaD, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Integra o Banco de Avaliadores do INEP.

Guilherme Ribeiro Rostas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense - IfSul, Campus Pelotas

Possui graduação em Pedagogia - Administração Escolar pelo Centro Universitário do Maranhão S C Ltda (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2009) e doutorado em Política Social pela Universidade Católica de Pelotas (2018). Atualmente é avaliador do Sinaes - Sistema Nacional Ed. S. do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, coordenador do curso de licenciatura. em computação do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense e professor de Educação Básica, Téc. e Tecnol. do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Legislação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, tecnologia educacional, mídias, precarização social do trabalho docente, inclusão sociodigital, avaliação e educação a distância.

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Publicado

2020-10-29

Cómo citar

Pontes, F. R., Rostas, M. H. S. G., & Rostas, G. R. (2020). Corte de investigación: preacarización del trabajo y educación para profesores. Educar Mais, 4(3), 722–737. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.1931

Número

Sección

Artículos