Investigative cut: preacarizing work and teacher's education

Authors

  • Fernanda Rodrigues Pontes IFSUL - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense http://orcid.org/0000-0003-4044-9323
  • Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense - IFSul - Campus Pelotas http://orcid.org/0000-0003-4949-0023
  • Guilherme Ribeiro Rostas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense - IfSul, Campus Pelotas http://orcid.org/0000-0002-5371-8396

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.1931

Keywords:

Precariousness, Disease, Teaching work.

Abstract

The objective of this article is to raise a discussion about the precarious work process of higher education teachers and the consequent illness. A quantitative survey and a qualitative analysis of an empirical corpus were carried out based on the mapping of research published in the area of Education in the last ten years (2009-2019), based on the keywords: precarious work; teaching work; disease teaching. It consists of an investigative cut based on the Content Analysis methodology (BARDIN, 2016) whose sample is related to disease factors and the precariousness of teaching work, with critical authors who work with the topic of work, precariousness and health in the context educational. The analytical approach presented pointed to job insecurity and illness of higher education teachers, especially factors associated with productivism and work intensification.

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Author Biographies

Fernanda Rodrigues Pontes, IFSUL - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Possui graduação em Administração pela Universidade Católica de Pelotas(2009), especialização em MBA em Gestão Empresarial pelo Fundação Getúlio Vargas(2012) e especialização em Especialização em Liderança Coaching e Gestão de Pessoas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS(2018). Atualmente é do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas.

Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense - IFSul - Campus Pelotas

MÁRCIA ROSTAS é licenciada em Pedagoga (UFMA), Mestre em Economia (UFPE) e Doutora em Linguística e Lingua Portuguesa (UNESP-Araraquara). Lider do GP Discurso Pedagógico. Desenvolve estudos na área da Educação, Trabalho e Tecnologia priorizando temas que envolvem desigualdade racial e de gênero, minorias sociais, Educação Popular, Cultura e políticas públicas. Articula seus estudos a partir dos pressupostos do materialismo histórico e dialético.Professor adjunto do Departamento de Graduação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus Pelotas atua como docente permanente do PPG Educação e Tecnologia e Docente na área de Estágio Curricular e Didática na Licenciatura em Computação. Atuou como Coordenadora Pedagógica da Licenciatura em computação e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Educação, modalidade EaD, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Integra o Banco de Avaliadores do INEP.

Guilherme Ribeiro Rostas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense - IfSul, Campus Pelotas

Possui graduação em Pedagogia - Administração Escolar pelo Centro Universitário do Maranhão S C Ltda (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2009) e doutorado em Política Social pela Universidade Católica de Pelotas (2018). Atualmente é avaliador do Sinaes - Sistema Nacional Ed. S. do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, coordenador do curso de licenciatura. em computação do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense e professor de Educação Básica, Téc. e Tecnol. do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Legislação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, tecnologia educacional, mídias, precarização social do trabalho docente, inclusão sociodigital, avaliação e educação a distância.

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Published

2020-10-29

How to Cite

Pontes, F. R., Rostas, M. H. S. G., & Rostas, G. R. (2020). Investigative cut: preacarizing work and teacher’s education. Educar Mais, 4(3), 722–737. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.1931

Issue

Section

Articles