As quatro operações com alunos surdos: atividades para verificação dos conhecimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4116

Palavras-chave:

Educação Matemática, Surdez, Aritmética, Quatro operações

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever e analisar quatro encontros realizados com os alunos surdos do 5º ano, de uma escola bilíngue, nos quais buscou-se perceber qual o conhecimento que tinham sobre as quatro operações. O referencial teórico terá como base as discussões sobre o ensino de Matemática voltada para os surdos no seu contexto, além de conceitos relacionados a aritmética utilizados por Kamii (2001). A metodologia terá uma abordagem qualitativa e será realizada na Escola X, em X, X. Os sujeitos são alunos do 5º do Ensino Fundamental, em 2024, e a pesquisadora é a professora titular da turma. As atividades foram desenvolvidas em quatro encontros, entre março e julho. A coleta de dados foi realizada por meio de filmagens, fotografias, registros do diário de campo da pesquisadora. A análise de dados foi descritiva, buscando entender como ocorreu o processo de construção destas noções realizadas por cada aluno. Nesse contexto, foi possível verificar a importância do trabalho contínuo com materiais visuais e concretos, além da relevância da comunicação e diálogo entre os participantes na sua língua materna, a Libras.

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Biografia do Autor

Claudia Adriana Avila da Silva, Escola Especial Bilíngue Professor Alfredo Dub

Formada no Magistério. Graduada em Pedagogia. Mestranda em Educação Matemática. Professora na Escola Especial de Educação Bilíngue Professor Alfredo Dub.

Thais Philipsen Grutzmann, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).  Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Matemática e Linguagem; em Educação – ênfase na Educação de Surdos; e em Serviço de Atendimento Educacional Especializado, ambas pela UFPel.  Licenciada em Matemática pela UFPel. Entre 2024-2025, realiza estágio Pós-Doutoral em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/UEPG). Acadêmica do curso de Letras-Libras e Literatura Surda pela UFPel. Professora Associada da UFPel. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT/UFPel). Integrante do Grupo de Pesquisa “GEEMAI – Grupo de Estudo em Educação Matemática com ênfase nos Anos Iniciais”. Coordenadora da Projeto MathLibras (Site: https://wp.ufpel.edu.br/mathlibras e Canal: https://www.youtube.com/@mathlibras6223).    

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Publicado

2025-07-03

Como Citar

Silva, C. A. A. da, & Grutzmann, T. P. (2025). As quatro operações com alunos surdos: atividades para verificação dos conhecimentos. Revista Educar Mais, 9, 1–19. https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4116

Edição

Seção

Artigos