Reflexões sobre possíveis entrelaçamentos entre a Educação Matemática e a Educação dos Surdos presentes nas produções entre 2010 e 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3418

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação de Surdos, Pesquisa Bibliográfica, BDTD

Resumo

Este artigo apresenta uma síntese da dissertação defendida em 2021, no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas, em Pelotas/RS. A pesquisa realizada, de abordagem qualitativa, definiu-se como pesquisa bibliográfica e teve como objetivo descrever e analisar duas das temáticas emergentes identificadas a partir dos entrelaçamentos entre a Educação Matemática e a Educação de Surdos nas produções contidas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) no período entre 2010 e 2020. Para a coleta de dados, realizou-se um levantamento de produções utilizando os termos “matemática” e “surdo” somente no título. Dos estudos identificados emergiram cinco categorias, sendo duas analisadas: 1) estratégias tecnológicas digitais no ensino de surdos e 2) construção de conceitos e saberes matemáticos por estudantes surdos na utilização de materiais didáticos manipuláveis e jogos. Conclui-se que as áreas se entrelaçam em vários sentidos, como o uso da Libras e a busca por métodos e estratégias de ensino inovadoras aproveitando-se da tecnologia e de materiais concretos, explorando a visualidade.

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Biografia do Autor

Elisabete Strelow de Castro, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Graduada em Letras-Libras. Mestre em Educação Matemática. Tradutora Intérprete de Língua de Sinais na Universidade Federal de Pelotas. 

Thais Philipsen Grutzmann, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Licenciada em Matemática, Especialista em Matemática e Linguagem, em Educação (ênfase na Educação de Surdos) e em Serviço de Atendimento Educacional Especializado, Mestre em Educação em Ciências e Matemática, Doutora em Educação e Professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas/RS – Brasil.

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Publicado

2023-11-20

Como Citar

Strelow de Castro, E. ., & Philipsen Grutzmann, T. (2023). Reflexões sobre possíveis entrelaçamentos entre a Educação Matemática e a Educação dos Surdos presentes nas produções entre 2010 e 2020 . Revista Educar Mais, 7, 880–898. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3418

Edição

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Artigos