A patologia do plágio: uma denúncia urgente
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.4078Palavras-chave:
Mejunje, Patologia, Plágio, Hermenêutica, Ecosofia, DiatopiaResumo
Analisamos a menjunje a patologia do plágio como uma denúncia urgente. Realizamos uma pesquisa transmetódica no complexo projeto decolonial planetário, com as hermenêuticas compreensiva, eco-sociológica e diatópica; com os momentos analítico-empírico e propositivo. Alertamos para os momentos propositivos: A banalização do saber no ensino-pesquisa como vandalismo. É improvável que uma complexa trans-metodologia decolonial planetária seja ao mesmo tempo uma metodologia, dizer isso é fazer uma mistura; uma inconsistência paradigmática. Cometem-se falácias nas concepções de tempos contínuos e disjuntos em projectos modernistas-pós-modernistas-coloniais, transmodernistas. Cometer tais incoerências é estar com um pé na poça e outro na mistura. Como incluir e ser um pensador complexo sob exclusão, minimização e para continuar a encobrir as vítimas da colonialidade? Isso faz parte da mistura, assim como o plágio, a inveja machista e outras ações antiéticas na síndrome procrusteana. A confusão entre informação e conhecimento-conhecimento faz parte do desenvolvimento de sistemas lógico-matemáticos com os quais se desenvolve a inteligência artificial. A confiança crescente nas ferramentas de inteligência artificial para detetar o plágio é uma faca de dois gumes, porque com a inteligência artificial comete-se o plágio. Cuidado com as provocações do mercado, onde as teses plagiadas são comercializadas para serem vendidas aos incautos. Publicar por publicar não é atuar a favor da humanidade.
Downloads
Referências
BARRETO, Luz. Desafíos de los sistemas y aplicaciones de la IA para la educación y la formación de ciudadanía. Areté Revista Digital del Doctorado en Educación, Caracas, v.10, p.213 – 226, 2024. https://doi.org/10.55560/arete.2024.ee.10.14
DUSSEL, Enrique. 1492 el encubrimiento del Otro: hacia el origen de mito de la Modernidad. La Paz: Ediciones Plural Editores, 1994.
DUSSEL, Enrique. Sistema-mundo y Transmodernidad. En: Banerjee-Dube, I. y Mignolo, W. (Org). Modernidades coloniales: otros pasados, historias presentes. México: El Colegio de México, Centro de Estudios de Asia y África, 2004.
ECHARTE, Luis. Inteligencia artificial emocional en el reverso del test de Turing. Al borde de la singularidad tecnológica son precisas cuatro nuevas leyes para la robótica. Revista Iberoamericana de Bioética, Madrid n.25, p.1–22, 2024. https://doi.org/10.14422/rib.i25.y2024.003
ESCALANTE, José; MARTÍNEZ, Solanlly. Causas del plagio académico en estudiantes universitarios de educación: percepción docente de una universidad dominicana. Revista EDUCARE - UPEL-IPB, Maracay, v. 26, n.3, p.47–62, 2022. https://doi.org/10.46498/reduipb.v26i3.1814.
FORTUNATO, Ivan. ¿A quién le interesa la burocracia en la educación? Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 17, e023004, p. 1-30, 2024. https://doi.org/10.26843/ae.v17i00.1341
MALDONADO-TORRES, Nelsón. On the Co-loniality of Being: Contributions to the Development of a Concept. Cultural Studies, Londres, v. 21, n.2-3, p. 240-270, 2007. https://doi.org/10.1080/09502380601162548
MALDONADO-TORRES, Nelson. Transdisciplinariedad y decolonialidad. Quaderna, Paris, n.3, p.1-20, 2015.
MILLÁN, David. Los tres órdenes territoriales o el síndrome de Procusto y otros mitos de la relación espacio-sociedad-tiempo en el Estado colombiano. Territorios, Bogotá, n.44, p.1–24, 2021. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/territorios/a.8052
MIGNOLO, Walter. La colonialidad a lo largo y a lo ancho: el hemisferio occidental en el horizonte colonial de la modernidad. En Lander, E. (comp.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas Latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO, pp.55-85, 2005.
MORÍN, Edgar. Para salir del siglo XX. Barcelona: Editorial Kairós, 1982.
MORÍN, Edgar. Ciencia con conciencia. Barcelona: Anthropos, 1984.
MORÍN, Edgar. El Método III. El conocimiento del conocimiento. Madrid: Cátedra, 1988.
MORÍN, Edgar. La cabeza bien puesta: repensar la reforma. Buenos Aires: Nueva Visión, 2007.
MORÍN, Edgar. Enseñar a vivir: manifiesto para cambiar la educación. Buenos Aires: Nueva Visión, 2015.
PANIKKAR, Raimón. El espíritu de la política: homo politicus. Barcelona: Península, 1999.
PUCHE-VILLALOBOS, Deinny. Inteligencia artificial como herramienta educativa: ventajas y desventajas desde la perspectiva docente. Areté. Revista Digital del Doctorado en Educación, Caracas, v.10 (ee), p.105 – 120, 2024. https://doi.org/10.55560/arete.2024.20.ee.7
RODRÍGUEZ, Milagros. Elena. Fundamentos epistemológicos de la relación patrimonio cultural, identidad y ciudadanía: hacia una Educación Patrimonial Transcompleja en la ciudad. (Tesis de doctorado), Universidad Latinoamericana y el Caribe, Caracas, 2017.
RODRÍGUEZ, Milagros. Elena. Deconstrucción: un transmétodo rizomático transcomplejo en la transmodernidad. Sinergias educativas, Quevedo, v.4, n. 2, p. 43-58, 2019a. https://doi.org/10.31876/se.v4i2.39
RODRÍGUEZ, Milagros, Elena. Re-ligar como práctica emergente del pensamiento filosófico transmoderno. ORINOCO. Pensamiento y Praxis, Cuidad Bolívar, n.11, p.13-33, 2019b.
RODRÍGUEZ, Milagros, Elena. La hermenéutica comprensiva, ecosófica y diatópica. Un transmétodo rizomático en la transmodernidad. Perspectivas Metodológicas, Buenos Aires, n. 19, p. 1-15, 2020a. https://doi.org/10.18294/pm.2020.2829
RODRÍGUEZ, Milagros. Elena. La hermenéutica comprensiva, ecosófica y diatópica: un transmétodo rizomático en la transmodernidad. Perspectivas Metodológicas, Buenos Aires, v.19, p.1-15, 2020a. https://doi.org/10.18294/pm.2020.2829.
RODRÍGUEZ, Milagros. Elena. El análisis crítico del discurso: un transmétodo rizomático transcomplejo en la transmodernidad. Visión Educativa IUNAES, Durango, v.14, n.31, p.117-128, 2020b.
RODRÍGUEZ, Milagros. Elena. La investigación acción participativa compleja como transmétodo rizomático transcomplejo en la transmodernidad. Rev. Int. de Form.de Professores (RIFP), Itapetininga, v.5, e020026, p.1-27, 2020c. https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/download/167/92
RODRÍGUEZ, Milagros. Elena. La investigación transdisciplinar crítica: Un transmétodo rizomático en la transmodernidad. Perspectivas Metodológicas, Buenos Aires, v.21, p.1-9, 2020d. https://doi.org/10.18294/pm.2020.3226.
RODRÍGUEZ, Milagros. Elena. La etnografía crítica: Un transmétodo rizomático transcomplejo en la transmodernidad. Perspectivas Metodológicas, Buenos Aires, v.22, p.1-21, 2021a. https://doi.org/10.18294/pm.2022.3992.
RODRÍGUEZ, Milagros Elena. La decolonialidad planetaria apodíctica de la teoría de la complejidad. Itapetininga: Edições Hipótese, 2022a.
RODRÍGUEZ, Milagros Elena. Inconsistencia e interpretaciones en falacias referenciando los transmétodos decoloniales planetario-complejos. Revista Educar Mais, Pelotas, v.7, 578–595, 2023a. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3372
RODRÍGUEZ, Milagros Elena. Falacias en las concepciones como tiempos continuos y disjuntos en los proyectos modernistas-postmodernistas-coloniales, transmodernistas. Utopía y Praxis Latinoamericana, Maracaibo, n. 100, p.1-15, 2023b. http://doi.org/10.5281/zenodo.7531500
RODRÍGUEZ, Milagros Elena. Epistemes de los transmétodos decoloniales planetario-complejos. Revista Educar Mais, Pelotas, v.7, 385–400, 2023c. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3236
RODRIGUEZ, Milagros Elena. Complex planetary decolonial educationand its ecosophical relinks. Boletín REDIPE, Bogotá, v. 12, n. 2, p. 87-99, 2023d. https://doi.org/10.36260/rbr.v12i2.1935
RODRÍGUEZ, Milagros Elena. La banalización del conocer en la docencia-investigación como vandalismo. Dialogo, Canoas, n. 55, p.1-17, 2024a. https://doi.org/10.18316/dilogo.vi55.11361
RODRÍGUEZ, Milagros. Elena. La hermenéutica comprensiva, ecosófica y diatópica. Un transmétodo decolonial – complejo. Durango: Instituto Universitario Anglo Español, 2024b.
RODRÍGUEZ, Milagros. Elena. Transmétodos decoloniales planetario-complejos como formalidad en investigación universitaria: experiencias en re-ligaje. Utopía y Praxis Latinoamericana, Maracaibo, n. 105, p.1-16, 2024c. https://doi.org/10.5281/zenodo.10864486
SOCIEDADES BÍBLICAS UNIDAS. Santa Biblia. Versión Reina-Valera. Venezuela, 1960.
ZOURABICHVILI, Francols. El vocabulario Deleuze. Buenos Aires: Ediciones Atuel, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Milagros Elena Rodriguez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.