Quem são os jovens que vivenciam o “novo” Ensino Médio? Um estudo de caso em Porto Alegre/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3442

Palavras-chave:

Jovens, Juventudes, Experiências Juvenis, Escola, Novo Ensino Médio

Resumo

A “Reforma” do Ensino Médio (Lei 13.415/2017) foi aprovada em 2017 e, recentemente, vem sendo implementada nas instituições de ensino de todo o país, impactando milhões de jovens estudantes. O objetivo principal do presente artigo é apresentar as condições juvenis de um grupo de jovens escolarizados vinculados ao Grêmio Estudantil de uma escola pública estadual localizada em Porto Alegre/RS. A pesquisa qualitativa, em formato de um estudo de caso, produziu os dados a partir da realização de um grupo focal com cinco jovens. Foi possível compreender algumas das percepções dos sujeitos sobre o que representa ser jovem e como os mesmos vivenciam essa fase da vida. Trabalho, mobilidade urbana e saúde mental, emergiram como importantes categorias analíticas que permitiram analisar a condição juvenil dos sujeitos pesquisados. Considera-se que os resultados obtidos provocaram discussões e entendimentos no que se referiu a conhecer os participantes da investigação, bem como suas experiências escolares e juvenis.

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Biografia do Autor

Gabrielle Bezerra da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Victor Hugo Nedel Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Licenciado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Professor Adjunto e Pesquisador do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi Professor Visitante na Universidad de Valladolid (UVa/Espanha) e na Universidad Nacional de La Plata (UNLP/Argentina). É membro do Observatório do Ensino Médio do Rio Grande do Sul. Realizou formação em psicanálise. Foi professor da escola básica por mais de 10 anos nas redes pública estadual e federal e na rede privada, em Porto Alegre/RS. É líder do GEPJUVE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Juventudes e Educação (UFRGS/CNPq). Participa de diversos Grupos de Pesquisa. É parecerista AdHoc de diversos periódicos científicos. Seus principais interesses de pesquisa giram em torno dos seguintes temas: Culturas juvenis contemporâneas; Juventudes; Jovens; Sociologia e Geografias das Juventudes; Educação/Escola; Ensino de Geografia; Geografia Urbana; Território/Territorialidades.

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Publicado

2023-12-05

Como Citar

Bezerra da Silva, G., & Nedel Oliveira, V. H. (2023). Quem são os jovens que vivenciam o “novo” Ensino Médio? Um estudo de caso em Porto Alegre/RS. Revista Educar Mais, 7, 915–930. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3442

Edição

Seção

Artigos