Juventudes e Educação: estado da arte de publicações em revistas A1 de universidades federais brasileiras (2010 – 2019)
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2279Palavras-chave:
Juventudes, Jovens, Educação, Estado da Arte, Revistas CientíficasResumo
As relações entre juventudes contemporâneas e educação vão muito além do que sua simples presença nos espaços escolares. O principal objetivo do texto foi construir o estado da arte das publicações sobre o tema, em revistas de Universidades Federais brasileiras, de classificação A1. Para tanto, realizou-se investigação bibliográfica que selecionou as revistas dispostas nos critérios estabelecidos e os textos para análise, a partir dos descritores “juventudes” e “jovens” e do recorte temporal de 2010 até 2019. Os resultados apontaram para a presença de 10 textos, em periódicos da região sul do Brasil e com regularidade na publicação, ainda que em baixo volume. Os textos foram categorizados em temas: culturas juvenis; ensino médio; entrevistas e outros. As tendências metodológicas apontam para investigações em maioria de abordagem qualitativa, que utilizam entrevistas como técnica de coleta de dados, que utilizam da análise de conteúdo para análise dos dados, que investigaram jovens e em espaços escolares. É possível considerar que o reconhecimento das pesquisas em juventudes e educação reforça a ideia de manutenção do campo de amplia as possibilidades para novas investigações.
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