Juventudes e Educação: estado da arte de publicações em revistas A1 de universidades federais brasileiras (2010 – 2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2279

Palavras-chave:

Juventudes, Jovens, Educação, Estado da Arte, Revistas Científicas

Resumo

As relações entre juventudes contemporâneas e educação vão muito além do que sua simples presença nos espaços escolares. O principal objetivo do texto foi construir o estado da arte das publicações sobre o tema, em revistas de Universidades Federais brasileiras, de classificação A1. Para tanto, realizou-se investigação bibliográfica que selecionou as revistas dispostas nos critérios estabelecidos e os textos para análise, a partir dos descritores “juventudes” e “jovens” e do recorte temporal de 2010 até 2019. Os resultados apontaram para a presença de 10 textos, em periódicos da região sul do Brasil e com regularidade na publicação, ainda que em baixo volume. Os textos foram categorizados em temas: culturas juvenis; ensino médio; entrevistas e outros. As tendências metodológicas apontam para investigações em maioria de abordagem qualitativa, que utilizam entrevistas como técnica de coleta de dados, que utilizam da análise de conteúdo para análise dos dados, que investigaram jovens e em espaços escolares. É possível considerar que o reconhecimento das pesquisas em juventudes e educação reforça a ideia de manutenção do campo de amplia as possibilidades para novas investigações.

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Biografia do Autor

Victor Hugo Nedel Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor e Pós-Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Licenciado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Adjunto e Pesquisador do Departamento de Humanidades da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2021-01-23

Como Citar

Nedel Oliveira, V. H. (2021). Juventudes e Educação: estado da arte de publicações em revistas A1 de universidades federais brasileiras (2010 – 2019). Revista Educar Mais, 5(2), 358–372. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2279

Edição

Seção

Artigos