Juventudes escolarizadas e “novo” Ensino Médio: uma (anti)política em questão?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3935

Palavras-chave:

juventudes, jovens, estudantes, Novo Ensino Médio, (anti)política

Resumo

Nos últimos anos, o Ensino Médio tornou-se alvo de intensos debates no campo educacional em decorrência da “reforma” imposta pela Lei 13.415/2017. Considerando as juventudes escolarizadas como um dos principais atores desse cenário, objetivou-se com a presente pesquisa investigar como vinha se dando a inserção de jovens de uma escola pública da rede estadual, localizada em Porto Alegre/RS, nas discussões sobre o “Novo” Ensino Médio. A investigação qualitativa, em formato de estudo de caso, produziu dados por meio da realização de um grupo focal com jovens estudantes do Ensino Médio Regular e membros do Grêmio Estudantil da escola em questão. Durante o diálogo, emergiram temas como trabalho, mobilidade urbana e saúde mental, destacando-se como elementos que marcam a condição juvenil dos participantes. Quanto ao “novo” modelo de ensino, no geral, o grupo expressa insatisfação, preocupando-se especialmente com o acesso ao Ensino Superior em seus projetos de vida e futuro. A discussão desenvolvida no texto e os resultados produzidos ao longo do grupo focal indicam que o “Novo” Ensino Médio pode ser interpretado como uma (anti)política para as juventudes escolarizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabrielle Bezerra da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS

Licenciada e Mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Victor Hugo Nedel Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Licenciado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Professor Adjunto e Pesquisador do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi Professor Visitante nas seguintes Universidades: Universidade de Lisboa (Portugal), Universidad de Valladolid (UVa/Espanha) e na Universidad Nacional de La Plata (UNLP/Argentina). É membro do Observatório do Ensino Médio do Rio Grande do Sul. Realizou formação em psicanálise. Foi professor da escola básica por mais de 10 anos nas redes pública estadual e federal e na rede privada, em Porto Alegre/RS. É líder do GEPJUVE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Juventudes e Educação (UFRGS/CNPq). Participa de diversos Grupos de Pesquisa. É parecerista AdHoc de diversos periódicos científicos. Seus principais interesses de pesquisa giram em torno dos seguintes temas: Culturas juvenis contemporâneas; Juventudes; Jovens; Sociologia e Geografias das Juventudes; Educação/Escola; Ensino de Geografia; Geografia Urbana; Território/Territorialidades.

Referências

ABRAMO, Helena Wendel. Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil. Revista Brasileira de Educação. São Paulo: ANPEd, n. 5, maio-agosto; n. 6, setembro-dezembro, p.25-36, 1997. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1413-24781997000200004&script=sci_abstract. Acesso em: 09 abr. 2024.

Após reforma do ensino médio, alunos têm aulas de 'O que rola por aí', 'RPG' e 'Brigadeiro caseiro'. O Globo, 13 fev. 2023. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2023/02/aula-de-rpg-ou-de-cuidados-com-o-pet-professores-e-pais-criticam-disciplinas-inusitadas-do-novo-ensino-medio.ghtml. Acesso em: 09 abr. 2024.

BARBOUR, Rosaline. Grupos focais: coleção pesquisa qualitativa. Bookman Editora, 2009.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os [...]. Brasília, 5 ago. 2013. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12852.htm. Acesso em: 09 abr. 2024.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, [...]. Brasília, 16 fev. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 09 abr. 2024.

BRASIL. Lei nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. Brasília, 11 dez. 2019. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/l13935.htm. Acesso em: 09 abr. 2024.

BRASIL. MEC. Inep. Censo Escolar da Educação Básica 2023: Resumo Técnico. Brasília, 2024. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2023.pdf. Acesso em: 09 abr. 2024.

BRASIL. MEC. Inep. Nível Socioeconômico (Inse). Brasília, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores-educacionais/nivel-socioeconomico. Acesso em: 10 abr. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n° 510, de 7 de abril de 2016. Brasília, 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. 10 abr. 2024.

CARLOS, Euzeneia; DOWBOR, Monika; ALBUQUERQUE, Maria do Carmo. Efeitos de movimentos sociais no ciclo de políticas públicas. Caderno CRH, v. 34, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccrh/a/XZ6RkGC5yJrZLmxsG4Msv6R/. Acesso em: 26 abr. 2024.

CULAU, Giovanni; SILVA, Airton. Artigo | Estudantes com TRI Escolar despenca 77% na atual gestão de Porto Alegre. Brasil de Fato RS, 3 mai. 2023. Disponível em: https://www.brasildefators.com.br/2023/05/03/artigo-estudantes-com-tri-escolardespenca-77-na-atual-gestao-de-porto-alegre. Acesso em: 13 abr. 2024.

DAYRELL, Juarez. A escola “faz” as juventudes? reflexões em torno da socialização juvenil. Educação & Sociedade, v. 28, n. 100, p.1105-1128, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/RTJFy53z5LHTJjFSzq5rCPH/?format=html. Acesso em: 09 abr. 2024.

FERRETTI, Celso João. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Estudos avançados, v. 32, p. 25-42, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/RKF694QXnBFGgJ78s8Pmp5x/?lang=pt&format=html. Acesso em: 13 abr. 2024.

FERRETI, Celso João; SILVA, Monica Ribeiro da. Reforma do Ensino Médio no contexto da Medida Provisória n° 746/2016: Estado, currículo e disputas por hegemonia. Educação & Sociedade, v. 38, p.385-404, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/LkC9k3GXWjMW37FTtfSsKTq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 09 abr. 2024.

FIGUEIRÔA, Plínio Xavier de; MIRANDA, Humberto da Silva. Adolescentes-Jovens e o Grêmio Estudantil na escola pública: questões sobre participação. Cadernos do Aplicação, v. 34, n. 1, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao/article/view/111030. Acesso em: 09 abr. 2024.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. [2° Reimp.]. Barueri: Atlas, 2023.

GROPPO, Luís Antonio; SILVEIRA, Isabella Batista. Juventude, classe social e política: reflexões teóricas inspiradas pelo movimento das ocupações estudantis no Brasil. Argumentum, v. 12, n. 1, p.7-21, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/30125. Acesso em: 09 abr. 2024.

HARVEY, David. O neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Juventudes e educação: estado da arte de publicações em revistas A1 de Universidades Federais Brasileiras (2010 - 2019). Revista Educar Mais, v. 5, n. 2, p.358-372, 2021. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2279. Acesso em: 09 abr. 2024.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel et al. Culturas juvenis e temas sensíveis ao contemporâneo: uma entrevista com Carles Feixa Pampols. Educar em Revista, v. 34, p. 311-325, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/V3LyTqKVFwfz6ZGNnfVVHbz/. Acesso em: 09 abr. 2024.

PAIS, José Machado; CAIRNS, David; PAPPÁMIKAIL, Lia. Jovens europeus: retrato da diversidade. Tempo social, v. 17, p. 109-140, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ts/a/KqRBrN38XXzfy35s7CjBktb/?format=html&lang=pt. Acesso em: 27 abr. 2024.

PESTANA, Graziele de Jesus; LIMA, Ângela Maria de Sousa. A BNCC do ensino médio no contexto da lei nº 13.415/2017: desafios e perspectivas para as juventudes das escolas públicas. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 40, n. 2, p.147-166, 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1676-54432019000200002. Acesso em: 13 abr. 2024.

RIBEIRO, Eliane; MACEDO, Severine. Notas sobre políticas públicas de juventude no Brasil: conquistas e desafios. Revista de Ciencias Sociales, v. 31, n. 42, p. 107-126, 2018. Disponível em: http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?pid=S0797-55382018000100107&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 26 abr. 2024.

SANTOS, José Erimar dos. O lugar da Geografia na BNCC e na Reforma do Ensino Médio: aprofundamento de deficientes cívicos. Anais... VII ENALIC; VII Encontro Nacional das Licenciaturas; VI Seminário do PIBID e I Seminário do Residência Pedagógica. Fortaleza/CE, 2018. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/editora/anais/enalic/2018/443-55877-30112018- 232928.pdf. Acesso em: 13 abr. 2024.

SILVA, Monica Ribeiro da; SCHEIBE, Leda. Reforma do ensino médio: pragmatismo e lógica mercantil. Retratos da Escola, v. 11, n. 20, p.19-31, 2017. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/769. Acesso em: 13 abr. 2024.

SILVEIRA, Éder da Silva et al. O “novo” ensino médio: apontamentos sobre a retórica da reforma, juventudes e o reforço da dualidade estrutural. Revista Pedagógica, v. 20, n. 43, p.101-118, 2018. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3992. Acesso em: 13 abr. 2024.

SOUZA, Celina. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, p. 20-45, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/6YsWyBWZSdFgfSqDVQhc4jm/?for. Acesso em: 26 abr. 2024.

Downloads

Publicado

2024-07-03

Como Citar

Bezerra da Silva, G., & Nedel Oliveira, V. H. (2024). Juventudes escolarizadas e “novo” Ensino Médio: uma (anti)política em questão?. Revista Educar Mais, 8, 452–465. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3935

Edição

Seção

Artigos