Ensino remoto e orientação de TCC em tempos de COVID-19: desafios da formação humanizada do educador amazônida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2142

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Formação docente, Orientação de TCC, COVID-19, Amazônia paraense

Resumo

O texto objetiva refletir os desafios que discentes vem enfrentando para finalizar os TCC[1]  na pandemia do COVID-19, no âmbito dos Cursos de Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Campus Santarém e da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Bragança/PA, e do Curso de Educação do Campo da UFPA, Campus Altamira/PA. Na questão central buscou-se responder: Que fatores podem ter influenciado para uma relação de orientação humanizada em tempos de pandemia, com vistas a garantir a qualidade do processo de construção, produção e defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) nos cursos pesquisados? A delimitação do objeto de estudo – o ensino remoto e o TCC, se justifica pelo TCC se tratar de uma atividade de extrema relevância para a formação docente, e um momento privilegiado de conhecimento e imersão à realidade educacional. São trabalhos que pautam a valorização e respeito às diferenças e à diversidade sociocultural dos próprios alunos e da educação escolar e não escolar em suas territorialidades amazônicas (citadinos, ribeirinhos, costeiros, quilombolas, indígenas, populações do campo), fomentando reflexões de realidades, de teorias e produções de conhecimentos em processos de interações entre orientador e orientando e que em contexto de pandemia suscita outras práticas, como o ensino remoto. A pesquisa amparou-se na abordagem quantiqualitativa, em que para a coleta dos dados foi disponibilizado questionário eletrônico para discentes dos cursos de formação do educador da Universidade Federal do Oeste do Pará - Campus Santarém e da Universidade Federal do Pará - Campi Bragança e Altamira. Destacam-se como os principais desafios: a (in)acessibilidade da internet nos municípios/ comunidades envolvidas; desconhecimento de estratégias de pesquisa empírica nas redes sociais; e, estranhamento em utilizar o espaço digital para orientações e defesas de TCC; manutenção de temáticas, porém, mudanças no foco de estudo. Neste contexto, revela-se ainda que a relação professor-aluno foi flexível e humanizada, envolvendo processos de aprendizagens que estão para além dos trabalhos de conclusão entregues aos cursos de Pedagogia e Educação do Campo, nos respectivos IFES/Campus.

 

[1] Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

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Biografia do Autor

Tania Suely Azevedo Brasileiro, Universidade Federal do Oeste do Pará

Pós-doutorado em Psicologia (USP/IP, 2009) e Doutorado em Educação (URV/ES-USP/FE, 2002). Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), lotada do Instituto de Ciências da Educação (ICED), docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PPGE/EDUCANORTE) e do doutorado Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND/UFOPA). Docente colaboradora do Programa Interdisciplinar em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ). Líder do grupo de pesquisa PRAXIS UFOPA/CNPq. E-mail: brasileirotania@gmail.com

CV: http://lattes.cnpq.br/7125374751055075  http://orcid.org/0000-0002-8423-4466 .

Joana d’Arc de Vasconcelos Neves, Universidade Federal do Pará

Pós-doutorado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (UFOPA, 2020) e Doutorado em Educação (UFPA, 2014). Professora da Universidade Federal do Pará - Campus de Bragança-Pa, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia. Membro pesquisadora do grupo de pesquisa PRAXIS UFOPA/CNPq. Email jdneves@ufpa.br     CV: http://lattes.cnpq.br/5658289632563411

Ana Lúcia Maia da Silva, Universidade Federal do Pará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ). Especialista em Educação e Problemas Regionais (UFPA). Docente do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Altamira, Pará. Membro do grupo de pesquisa PRAXIS UFOPA/CNPq.  E-mail: anamyga@ufpa.br  CV: http://lattes.cnpq.br/1655781918585568 Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-0001-730X

Hector Renan da Silveira Calixto, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia na Universidade Federal do Oeste do Pará. Mestre em Educação no PPGECC - Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Língua Brasileira de Sinais e em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI; Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Latino Americana de Educação - FLATED e Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia – IESAM. Atua como Professor de Libras no Programa de Educação, no Instituto de Ciências da Educação (ICED) / Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. Tem experiência na área da Educação e Linguística; atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Surdos, Formação de Professores, Educação Especial e Inclusiva, Educação Bilíngue para Surdos, Letramento de Surdos, Tradução e Interpretação de Libras, Linguística de Língua de Sinais e Ensino de Libras.

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Publicado

2021-01-06

Como Citar

Brasileiro, T. S. A., Neves, J. d’Arc de V., Silva, A. L. M. da, & Calixto, H. R. da S. (2021). Ensino remoto e orientação de TCC em tempos de COVID-19: desafios da formação humanizada do educador amazônida. Revista Educar Mais, 5(1), 65-82. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2142