Diversidade sexual e de gênero na escola: revisando discussões no Ensino de Ciências

Autores

  • Bruna Peres Viana Universidade Federal de Pelotas
  • Bruno Pastoriza Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.394-409.1826

Palavras-chave:

Diversidade, Ensino, Gênero, Sexualidade.

Resumo

Assumindo a complexidade do debate de temas ligados a diversidade sexual e de gênero na escola, o presente texto se propõe a analisar os encaminhamentos e posicionamentos a respeito de gênero e sexualidade nas produções da área de Ensino de Ciências disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES. O processo analítico-metodológico foi a Análise Textual Discursiva (ATD). Esta possibilitou a criação de 4 categorias, que apontam as reiteradas discussões sobre gênero e sexualidade centradas num viés biológico, as adversidade existentes no ensino da diversidade sexual e de gênero, a relação entre sexismo e educação e as relações entre discurso e poder que articulam essa temática na escola. Constatou-se que a presença de discriminação e preconceito são baseados em princípios sexistas e patriarcais, originados e apoiados em relações de poder que moldam e regram a historicidade, a cultura e a sociedade.

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Biografia do Autor

Bruna Peres Viana, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Ciências Biológicas (Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas/Visconde da Graça)
Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciências e Matemática (Universidade Federal de Pelotas)Cursando Especialização no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas/Visconde da Graça)

Bruno Pastoriza, Universidade Federal de Pelotas

Doutor e Mestre em Educação em Ciências e Licenciado em Química (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Coordenador do Laboratório de Ensino de Química (LABEQ)
Coordenador do Curso de Licenciatura em Química
Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA)

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Publicado

2020-09-08

Como Citar

Peres Viana, B., & Pastoriza, B. (2020). Diversidade sexual e de gênero na escola: revisando discussões no Ensino de Ciências. Revista Educar Mais, 4(2), 394–409. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.394-409.1826

Edição

Seção

Artigos