Diversidade sexual e de gênero na escola: revisando discussões no Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.394-409.1826Palavras-chave:
Diversidade, Ensino, Gênero, Sexualidade.Resumo
Assumindo a complexidade do debate de temas ligados a diversidade sexual e de gênero na escola, o presente texto se propõe a analisar os encaminhamentos e posicionamentos a respeito de gênero e sexualidade nas produções da área de Ensino de Ciências disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES. O processo analítico-metodológico foi a Análise Textual Discursiva (ATD). Esta possibilitou a criação de 4 categorias, que apontam as reiteradas discussões sobre gênero e sexualidade centradas num viés biológico, as adversidade existentes no ensino da diversidade sexual e de gênero, a relação entre sexismo e educação e as relações entre discurso e poder que articulam essa temática na escola. Constatou-se que a presença de discriminação e preconceito são baseados em princípios sexistas e patriarcais, originados e apoiados em relações de poder que moldam e regram a historicidade, a cultura e a sociedade.
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