A organização do trabalho pedagógico no oeste do Pará: discussões no contexto pandêmico

Autores

  • Maria Lília Imbiriba Sousa Colares Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA https://orcid.org/0000-0002-5915-6742
  • Anselmo Alencar Colares Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA https://orcid.org/0000-0002-1767-5640
  • Lucas de Vasconcelos Soares Universidade Federal do Oeste do Pará/Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFOPA)

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2119

Palavras-chave:

Organização do Trabalho Pedagógico; Gestão Educacional; Formação; Pandemia.

Resumo

O estudo visa analisar a atuação de gestores educacionais frente à dinâmica de organização do trabalho pedagógico no curso de uma pandemia, revelando práticas, desafios e o lugar da formação nesse processo. Utiliza-se como lócus a região Oeste do Estado do Pará. As análises resultam de pesquisa empírica, contemplando a percepção de gestores educacionais por meio de formulário eletrônico. Os resultados obtidos revelam que optou-se pela continuidade das atividades, via ensino remoto, projetando nos gestores o desafio de organizar, junto à equipe pedagógica, a dinâmica do processo ensino-aprendizagem a partir do uso das ferramentas tecnológicas disponíveis, bem como na elaboração de apostilas com conteúdos dos livros didáticos; não houve formação específica para esse momento; e aumentou-se a demanda de trabalho, registrando reivindicações, por parte das famílias dos estudantes, quanto às metodologias utilizada pelas escolas. Somando-se aos dilemas já existentes – minimização de recursos, ausência de participação e autonomia, etc. – o contexto pandêmico projetou nos gestores o desafio de se reinventar em sua atuação profissional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente do curso de Pedagogia, do Programa de Pós-graduação em Educação/Ufopa e do Programa de Pós-graduação em Educação da Amazônia/PGEDA, polo Ufopa. Coordenadora Adjunta do PPGE/Ufopa e do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA”. Vice presidente da Região Norte da Sociedade Brasileira de Educação Comparada/SBEC (2020-2022). Bolsista do CNPq - Brasil (nº do processo 304018/2018-0).

 

Anselmo Alencar Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Doutor em Educação. Professor Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UFOPA e do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia - Doutorado Acadêmico (Associação em Rede - Polo Santarém/UFOPA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA”.

 

 

Lucas de Vasconcelos Soares, Universidade Federal do Oeste do Pará/Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFOPA)

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Ufopa. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR/UFOPA). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Santarém, Pará, Brasil. http://lattes.cnpq.br/7538516067447773

Referências

CRUZ, Priscila; BORGES, João Marcelo; NOGUEIRA FILHO, Olavo. Nota técnica: ensino a distância na educação básica frente à pandemia da Covid-19. São Paulo: Todos pela Educação, 2020, p. 1-19. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/425.pdf?1730332266= Acesso em: 01 nov. 2020.

CRUZ, Priscila; MONTEIRO, Luciano. Anuário Brasileiro da Educação Básica 2020. São Paulo: Todos pela Educação; Editora Moderna, 2020. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/456.pdf?1969753478/=&utm_source=content&utm_medium=site-todos Acesso em: 03 nov. 2020.

FONSECA, André Dioney; SILVA, Silvio Lucas Alves da. O Neoliberalismo em Tempos de Pandemia: o Governo Bolsonaro no contexto de crise da Covid-19. Ágora, v.22, n.2, jul./dez., 2020, p. 58-75. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/agora/article/view/15461 Acesso: 08 nov. 2020.

ORSO, Paulino José. O novo coronavírus, a pedagogia histórico-crítica, a sociedade de classes e o internacionalismo proletário. Revista Exitus, v. 10, 2020, p. 01-54. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1432 Acesso em: 03 nov. 2020.

PENÍNSULA. Instituto. Relatório de Pesquisa – Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus no Brasil. São Paulo: IP, 2020. Disponível em: https://www.institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Covid19_InstitutoPeninsula_Fase2_at%C3%A91405-1.pdf Acesso em: 06 nov. 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Editora Almedina, 2020.

SAVIANI, Dermeval. Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavirus e educação – o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, v. 10, 2020, p. 1-25. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/146 Acesso em: 15 out. 2020.

SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. Educação e tecnologias em tempos de pandemia no Brasil. Debates em Educação, v. 12, n. 28, 2020, p. 19-41. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10157 Acesso em: 20 out. 2020.

SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa; HORA, Dinair Leal da. Ensinar na Pandemia: dilemas atuais da docência. Revista Educação Básica em Foco (Anpae), v.1, n1, abr./jun., 2020, p. 1-6. Disponível em: https://educacaobasicaemfoco.net.br/NumeroAtual/Artigos/Ensinar-na-Pandemia-dilemas-atuais-da-docencia-Lucas-MariaLilia-Dinair.pdf Acesso em: 04 nov. 2020.

SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa; OLIVEIRA, Lílian Aquino. Concepções de Gestão Educacional: práticas e desafios no interior da Amazônia. EDUCA – Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 7, n. 17, p. 232-256, jan./dez., 2020. Disponível em: http://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/issue/archive Acesso em: 16 out. 2020.

SOARES, Sávia Bona V. Coronavírus e a modernização conservadora da educação. In: SOARES, Sávia Bona V. et al (Org.). Coronavírus, educação e luta de classes no Brasil. Brasil: Editora Terra Sem Amos, 2020, p. 5-14.

TCM/PA. Relatório do levantamento diagnóstico da educação municipal diante da pandemia do Covid-19 aplicado aos municípios paraenses. Belém, PA: Núcleo de Fiscalização; Núcleo de Educação, 2020, p. 1-43. Disponível em: https://docplayer.com.br/193461106-Diagnostico-da-educacao-municipal-diante-da-pandemia-do-covid-19.html Acesso em: 08 nov. 2020.

THEÓPHILO, Carlos Renato. Algumas Reflexões sobre Pesquisas Empírica em Contabilidade. Caderno de Estudos, São Paulo, v. 10, n. 19, set./dez., 1998, p. 1-8. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cest/n19/n19a01.pdf Acesso em: 10 nov. 2020.

VAITEKA, Sandra; GHISLENI, Ana Cristina. Ações de gestão e práticas pedagógicas: construindo pontes e aproximando caminhos. Revista Educar Mais, v. 3, n. 2, 2019, p. 269-281. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1547 Acesso em: 03 nov. 2020.

Downloads

Publicado

2021-01-06

Como Citar

Colares, M. L. I. S., Colares, A. A., & Soares, L. de V. (2021). A organização do trabalho pedagógico no oeste do Pará: discussões no contexto pandêmico. Revista Educar Mais, 5(1), 83–98. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2119