Contando história: memória de velhos e o resgate oral da educação de imigrantes pomeranos
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.256-268.1509Palavras-chave:
educação do campo, tradição oral, pomeranosResumo
O presente artigo tem por objetivo registrar e, desta forma, resgatar fragmentos da história da educação do campo, dos imigrantes pomeranos, nos municípios de Canguçu e São Lourenço do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, através das memórias de um casal de idosos, Vô Werno e Vó Eddy, filhos de imigrantes alemães. Utilizamos a tradição oral, Bosi (1994) e Vansina (2010), para o registro histórico das narrativas. Os comentários foram balizados, prioritariamente, por Freire (1987).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.













Esta obra está licenciada com uma Licença