Investigação na Educação em Ciências: concepções e aspectos históricos
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.191-209.545Palabras clave:
Investigação. Educação em Ciências. Formação de ProfessoresResumen
Nesse artigo, de cunho de teórico, objetivamos compreender aspectos históricos do termo investigação, na Educação em Ciências. Para isso, buscamos na literatura tanto nacional quanto internacional, interlocutores teóricos associados às distintas concepções assumidas ao longo da história ao termo investigação no contexto escolar. Significamos neste contexto: os primeiros sentidos do termo investigação em Ciências nos séculos XIX e XX; a investigação em documentos oficiais: cenário norte americano e brasileiro. Além disso, buscamos ampliar compreensões acerca de como a investigação perpassa o processo formativo de professores de Ciências no Brasil.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.