Recursos utilizados por professores em formação na implementação de práticas com atividades de modelagem matemática no contexto remoto

Autores

  • Karina Alessandra Pessoa da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Londrina/PR - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.426-449.3617

Palavras-chave:

Educação Matemática, Modelagem Matemática, Formação continuada de professores, Ensino Fundamental, Recursos tecnológicos

Resumo

Neste artigo apresentamos uma pesquisa em que evidenciamos os recursos utilizados por professores em formação continuada ao implementarem práticas com atividades de modelagem matemática em turmas do Ensino Fundamental no contexto remoto. Os recursos são entendidos como meios para auxiliar no desenvolvimento de uma atividade e a modelagem é considerada uma alternativa para o ensino de conteúdos matemáticos. As práticas implementadas foram planejadas em uma disciplina de Modelagem Matemática de um mestrado, em 2021, em que a pesquisadora foi a professora-formadora. Os dados são oriundos de gravações de vídeo das implementações, bem como de registros escritos dos professores e dos seus alunos. A análise qualitativa, da experiência ocorrida no âmbito da disciplina de mestrado, subsidiada no processo de triangulação considerou como sujeitos os professores em formação, como objeto os recursos utilizados e como fenômeno a necessidade de seu uso. Os resultados revelaram que, no contexto remoto, os professores utilizaram especialmente recursos tecnológicos para a coleta de dados, para a comunicação e troca de ideias entre grupos, para abordar conteúdos matemáticos e para acessar anotações de alunos. Isso denotou que a tecnologia se mostrou necessária para a implementação das práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Londrina/PR - Brasil

Professora do Magistério Superior, Classe Associado, Nível 2, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina, atuando nos cursos de Engenharia e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Especialista em Educação Matemática pela UEL (2007). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL (2008). Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (2013). Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Semiótica Peirceana, Registros de Representação Semiótica e Livro Didático. Fez parte do GRUPEMMAT - Grupo de Pesquisas sobre Modelagem Matemática e Educação Matemática da UEL de 2005 a 2021. É uma das coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem, Investigação e Tecnologia (GEPMIT) / UTFPR, desde 2015. Trabalhou por 10 anos com preparação e elaboração de obras didáticas de Matemática e de Ciências Naturais do Ensino Fundamental. Membro da diretoria regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Paraná) (2013-2019). Coordenadora do GT 10 - Modelagem Matemática - da SBEM (2019-2021).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4960826662569812

Downloads

Publicado

2024-06-24

Como Citar

SILVA, K. A. P. da. Recursos utilizados por professores em formação na implementação de práticas com atividades de modelagem matemática no contexto remoto. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 2, p. 426–449, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.426-449.3617. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3617. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas