Como a busca “da” e “pela” interdisciplinaridade permeia as pesquisas na área de formação de professores em Ciências da Natureza?

Autores

  • Rafaele Rodrigues de Araújo Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Gionara Tauchen Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Valmir Heckler Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.132-150.485

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Interdisciplinaridade, Estado do conhecimento, Ciências da Natureza.

Resumo

O artigo apresenta o estado do conhecimento sobre a perspectiva interdisciplinar na formação inicial de professores da área de Ciências da Natureza. A pesquisa abrange a Análise de Conteúdo de 19 artigos selecionados em 160 periódicos nacionais com classificação em A1 a B2 na área de Ensino do Qualis da CAPES. Por meio da análise, percebemos que a interdisciplinaridade se faz presente em duas perspectivas: a busca da e pela interdisciplinaridade. A busca da incide nos trabalhos que discutem a formação inicial nos currículos interdisciplinares propostos para os cursos de licenciatura em Ciências da Natureza. A procura pela expressa-se por meio  de ações como práticas, projetos ou programas realizados ao longo da trajetória formativa dos estudantes nas licenciaturas. Os resultados do estudo nos mostram uma convergência dessas perspectivas e a necessidade de fortalecimento da relação indissociável entre os sujeitos e os objetos de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaele Rodrigues de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciada em Física e Mestre em Educação em Ciências pela FURG.

Doutoranda da Pós-Graduação em Educação em Ciências da FURG.

Professora Adjunta do Instituto de Matemática, Estatística e Física da FURG

Gionara Tauchen, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação.

Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Valmir Heckler, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Educação em Ciências.

Professor Adjunto do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Downloads

Publicado

2017-08-05

Como Citar

ARAÚJO, R. R. de; TAUCHEN, G.; HECKLER, V. Como a busca “da” e “pela” interdisciplinaridade permeia as pesquisas na área de formação de professores em Ciências da Natureza?. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 3, p. 132–150, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.132-150.485. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/485. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas