Impactos da pandemia da COVID-19 na Educação

com a palavra os professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.586-601.1902

Palavras-chave:

Educação, ensino remoto, novo Coronavírus, professores

Resumo

Este artigo teve como objetivo compreender os impactos da pandemia da COVID-19 na educação, sob a perspectiva dos professores do Ensino Fundamental I da Rede de Ensino Privada de Belo Horizonte, a qual passou a ofertar suas aulas remotamente após suspensão das aulas presenciais. Para tal, foi realizado em 2020 uma investigação classificada como pesquisa Survey. Participaram 250 professores. Os resultados apontam que os professores estão cansados e estressados com o aumento do trabalho, inseguros com a nova forma de ensinar, principalmente porque nem todos dominam as tecnologias digitais que as aulas online requerem e, sentem pressionados pelas escolas e pelas famílias. Porém, percebem que no momento a tecnologia é a alternativa viável para que os alunos não fiquem afastados das atividades acadêmicas, mas consideram que a qualidade da aprendizagem está prejudicada, pois seus alunos não têm autonomia e nem disciplina para o estudo a distância. Assim, acreditam que a reposição de conteúdos após a pandemia será necessária e, se sentem ansiosos quanto a retomada das aulas.

Palavras-chave: Educação; ensino remoto; novo Coronavírus; professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Gorett Ribeiro Grossi, CEFET-MG

Doutora em Ciência da Informação pela UFMG.  Mestre em Tecnologia pelo CEFET-MG. Graduada em Engenharia Elétrica pela PUCMinas. Graduada no curso de Formação Docente pelo CEFET-MG. Especialista em Neuropsicopedagogia pelo Nova Faculdade. Professora Titular do Departamento de Educação e do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Líder do Grupo de pesquisa AVACEFETMG.

Dalva de Souza Minoda, CEFET-MG

Mestranda em educação tecnológica pelo CEFET-MG. Especialista em Produção de Software com Ênfase em Software Livre pela UFLA. Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário Newton Paiva. Graduada no  curso de Formação Pedagógica para Docentes pelo Utramig. Membro do Grupo de pesquisa AVACEFETMG.

Renata Gadoni Porto Fonseca, CEFET-MG

Mestranda em educação tecnológica pelo CEFET-MG. Graduada em Psicopedagoga Institucional pela UNOPAR. Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná. Atualmente é professora no Colégio Santa Maria Minas na Educação Básica dos anos iniciais. Membro do Grupo de pesquisa AVACEFETMG.

Downloads

Publicado

2022-07-06

Como Citar

GROSSI, M. G. R.; MINODA, D. de S.; FONSECA, R. G. P. Impactos da pandemia da COVID-19 na Educação: com a palavra os professores. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 2, p. 586–601, 2022. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.586-601.1902. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1902. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.