Impactos da pandemia da COVID-19 na Educação
com a palavra os professores
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.586-601.1902Keywords:
Educação, ensino remoto, novo Coronavírus, professoresAbstract
Este artigo teve como objetivo compreender os impactos da pandemia da COVID-19 na educação, sob a perspectiva dos professores do Ensino Fundamental I da Rede de Ensino Privada de Belo Horizonte, a qual passou a ofertar suas aulas remotamente após suspensão das aulas presenciais. Para tal, foi realizado em 2020 uma investigação classificada como pesquisa Survey. Participaram 250 professores. Os resultados apontam que os professores estão cansados e estressados com o aumento do trabalho, inseguros com a nova forma de ensinar, principalmente porque nem todos dominam as tecnologias digitais que as aulas online requerem e, sentem pressionados pelas escolas e pelas famílias. Porém, percebem que no momento a tecnologia é a alternativa viável para que os alunos não fiquem afastados das atividades acadêmicas, mas consideram que a qualidade da aprendizagem está prejudicada, pois seus alunos não têm autonomia e nem disciplina para o estudo a distância. Assim, acreditam que a reposição de conteúdos após a pandemia será necessária e, se sentem ansiosos quanto a retomada das aulas.
Palavras-chave: Educação; ensino remoto; novo Coronavírus; professores.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.