A COVID-19 e as dificuldades enfrentadas por discentes do Ensino Médio Integrado durante o Isolamento Social
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3962Palavras-chave:
Pandemia, Ensino Médio Integrado, Saúde Mental, Isolamento Social, PROFEPTResumo
A COVID-19, doença do Novo Coronavírus é uma infecção respiratória de alta transmissibilidade que pode evoluir de casos leves a severos, inclusive óbitos, decretada como emergência de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por causa da doença, normas sanitárias preventivas e de controle passaram a ser exigidas, como o isolamento social. No campo educacional, as aulas presenciais passaram a ser remotas. Em decorrência disso, impactos psicológicos nos discentes durante a pandemia, e perdurando no retorno presencial, foram percebidos no âmbito escolar. Assim, o estudo objetivou investigar o impacto do retorno presencial das atividades na saúde mental dos discentes do 2º ano do Ensino Médio Integrado (EMI), numa instituição federal do Piauí. É uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, de natureza descritiva e explicativa, desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas, com a participação de dez discentes do Ensino Médio Integrado. O estudo aconteceu no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). A técnica utilizada para análise de dados foi embasada no modelo de Bardin (1977). Os resultados indicaram, entre outros achados, que o período de isolamento social agravou, de fato, o sofrimento mental dos respondentes e o retorno presencial às atividades se configurou um desafio adaptativo a estes estudantes. Concluiu-se que esse período pandêmico causou prejuízos na aprendizagem dos discentes no ensino remoto, o que revela a importância de se discutir sobre saúde mental nas escolas.
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