A COVID-19 e as dificuldades enfrentadas por discentes do Ensino Médio Integrado durante o Isolamento Social

Autores

  • Emanoela Moreira Maciel Instituto Federal do Piauí - IFPI
  • Catarina Angélica Carvalho Perreira Instituto Federal do Piauí - IFPI

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3962

Palavras-chave:

Pandemia, Ensino Médio Integrado, Saúde Mental, Isolamento Social, PROFEPT

Resumo

A COVID-19, doença do  Novo Coronavírus é uma infecção respiratória de alta transmissibilidade que pode evoluir de casos leves a severos, inclusive óbitos, decretada como emergência de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por causa da doença,  normas sanitárias preventivas e de controle passaram a ser exigidas, como o isolamento social. No campo educacional, as aulas presenciais passaram a ser remotas. Em decorrência disso, impactos psicológicos nos discentes durante a pandemia, e perdurando no retorno presencial, foram percebidos no âmbito escolar. Assim, o estudo objetivou investigar o impacto do retorno presencial das atividades na saúde mental dos discentes do 2º ano do Ensino Médio Integrado (EMI), numa instituição federal do Piauí. É uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, de natureza descritiva e explicativa, desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas, com a participação de dez discentes do Ensino Médio Integrado. O estudo aconteceu no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). A técnica utilizada para análise de dados foi embasada no modelo de Bardin (1977). Os resultados indicaram, entre outros achados, que o período de isolamento social agravou, de fato, o sofrimento mental dos respondentes e o retorno presencial às atividades se configurou um desafio adaptativo a estes estudantes. Concluiu-se que esse período pandêmico causou prejuízos na aprendizagem dos discentes no ensino remoto, o que revela a importância de se discutir sobre saúde mental nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanoela Moreira Maciel, Instituto Federal do Piauí - IFPI

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (2002) e Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário Unifacid (2020). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Faculdade Santo Agostinho , Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, com experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de professores, Psicologia da Educação e Suicidologia. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT. Atua como psicóloga clínica na Abordagem Centrada na Pessoa (ACP).

Catarina Angélica Carvalho Perreira, Instituto Federal do Piauí - IFPI

Graduada em Enfermagem pela Faculdade Santo Agostinho; Especialização em Urgência e Emergência no Unidades de Integradas de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão; Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Linha de pesquisa "O IMPACTO DO RETORNO PRESENCIAL ÀS ATIVIDADES NA SAÚDE MENTAL DOS DISCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ CAMPUS PEDRO II: O Contexto da Pandemia" em Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica e Macroprojeto em Propostas Metodológicas e Recursos Didáticos em Espaços Formais e Não Formais de Ensino na EPT.Atualmente Enfermeira escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI- Campus Teresina Zona Sul. Autora em produções como Protocolos, Planos de Contingência e Manuais informativos relacionados à Covid-19 no âmbito da instituição de atuação. Na pandemia, presidente do Comitê Local de Enfrentamento do Novo Coronavírus e uma das responsáveis pela implantação  do Plano de Contingência de Enfrentamento do Novo Coronavírus.

Downloads

Publicado

2025-10-09

Como Citar

MACIEL, E. M.; PERREIRA, C. A. C. A COVID-19 e as dificuldades enfrentadas por discentes do Ensino Médio Integrado durante o Isolamento Social . Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–13, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3962. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3962. Acesso em: 10 out. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas