A formação docente na e pela pesquisa no contexto do estágio curricular supervisionado
possibilidades e desafios para sua efetivação
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.485-499.3298Palavras-chave:
formação inicial, formação na e pela pesquisa, estágio curricular supervisionado, professores pesquisadoresResumo
O presente texto trata de recorte de pesquisa mais ampla, cujo objeto de estudo é o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) na e pela pesquisa no âmbito de um Instituto Federal de Educação, em que um grupo de pesquisa registrado no CNPQ tem se debruçado para compreender o ECS na instituição e a encontrar caminhos para (res)significá-lo. Neste recorte da pesquisa, pretendeu-se identificar as possibilidades e desafios para a efetivação do ECS na e pela pesquisa. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa, utilizando como procedimento de recolha de dados a entrevista e como técnica para análise de dados a análise de conteúdo. Os resultados revelam como possibilidades, a imersão no ambiente escolar de forma investigativa com a utilização de procedimentos e instrumentos de recolha de dados, bem como o processo de escrita e socialização dos resultados; como desafios, constatou-se o sentimento de insegurança durante o período de regência e desenvolvimento dos projetos de investigação, o tempo para o desenvolvimento dos projetos, bem como fragilidade de conhecimento acerca dos elementos teóricos-metodológicos para a análise dos dados e sistematização dos resultados.
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