A formação docente na e pela pesquisa no contexto do estágio curricular supervisionado

possibilidades e desafios para sua efetivação

Autores

  • Adrielly Aparecida de Oliveira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Rio Verde/GO - Brasil
  • Rosenilde Nogueira Paniago Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - IFG, Rio Verde/GO - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.485-499.3298

Palavras-chave:

formação inicial, formação na e pela pesquisa, estágio curricular supervisionado, professores pesquisadores

Resumo

O presente texto trata de recorte de pesquisa mais ampla, cujo objeto de estudo é o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) na e pela pesquisa no âmbito de um Instituto Federal de Educação, em que um grupo de pesquisa registrado no CNPQ tem se debruçado para compreender o ECS na instituição e a encontrar caminhos para (res)significá-lo. Neste recorte da pesquisa, pretendeu-se identificar as possibilidades e desafios para a efetivação do ECS na e pela pesquisa. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa, utilizando como procedimento de recolha de dados a entrevista e como técnica para análise de dados a análise de conteúdo. Os resultados revelam como possibilidades, a imersão no ambiente escolar de forma investigativa com a utilização de procedimentos e instrumentos de recolha de dados, bem como o processo de escrita e socialização dos resultados; como desafios, constatou-se o sentimento de insegurança durante o período de regência e desenvolvimento dos projetos de investigação, o tempo para o desenvolvimento dos projetos, bem como fragilidade de conhecimento acerca dos elementos teóricos-metodológicos para a análise dos dados e sistematização dos resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adrielly Aparecida de Oliveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Rio Verde/GO - Brasil

Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde. Especialista em Pedagogia Universitária pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Especialista em Educação a Distância pela FAEL. Licencianda em Pedagogia pela UNINTER. Mestranda em Educação para o Ensino de Ciências e Matemática pelo IFG - Campus Jataí. Possui experiência em docência através do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), onde atuou entre os anos de 2016 à 2017 e também por meio do Programa Residência Pedagógica onde atuou como bolsista de 2018 à 2020. Atuou também como colaboradora de projeto de extensão sobre a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nas escolas de educação básica do município de Rio Verde - GO entre 2019 e 2020. Atualmente pesquisa sobre Formação de Professores, especificamente sobre a formação do professor pesquisador. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7099000742320971

Rosenilde Nogueira Paniago, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - IFG, Rio Verde/GO - Brasil

Possui pós-doutorado e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Minho(2016). Graduação em Pedagogia, Matemática e Direito. Foi professora da rede de educação de Mato Grosso por 17 anos. Atualmente é professora titular do Instituto Federal Goiano. Atuou com a coordenação do Projeto de Iniciação à Docência Pibid e atua como coordenadora institucional do Residência Pedagógica. Líder do grupo EducAção do IF Goiano; membro do grupo Investigação da Universidade Federal de Rondonópolis. Tem experiência na área de Educação, Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, desenvolvimento profissional, identidade, saberes e práticas educativas. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8530013371818091

Downloads

Publicado

2023-08-28

Como Citar

OLIVEIRA, A. A. de; PANIAGO, R. N. A formação docente na e pela pesquisa no contexto do estágio curricular supervisionado: possibilidades e desafios para sua efetivação. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 2, p. 485–499, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.485-499.3298. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3298. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas