O planejamento pedagógico: reflexões sobre a prática docente na formação inicial de professores

Autores/as

  • Angelita Hentges IFSul
  • Alex Antunes Mendes CaVG/IFSul
  • Andriel Souza Montágna CaVG/IFsul
  • Maria Laura Brenner de Moraes CaVG/ IFSul

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1531-1537.1038

Palabras clave:

prática, formação, planejamento

Resumen

O texto relata o processo de investigação-formação de acadêmicos das licenciaturas em Ciências Biológicas, Física e Química de um Instituto Federal, no componente curricular de prática pedagógica. Esta se desenvolveu pelo desencadeamento de investigações sobre o planejamento pedagógico em escolas da educação básica, nas quais os acadêmicos se inseriram, realizando entrevistas e observações sobre o planejamento individual docente e sobre o planejamento coletivo, compreendido como o projeto pedagógico. Os pressupostos teóricos pautam-se pela perspectiva do professor reflexivo, e pela compreensão da prática como práxis interligada à teoria. As análises geradas tratam da relação entre os pressupostos teóricos estudados nas licenciaturas e suas potencialidades de análise da prática investigada.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Angelita Hentges, IFSul

Doutora em Educação. Professora de prática docente e estágios supervisionados CaVG. Professora do PPGCITED e pesquisadora do GPCIE.

Alex Antunes Mendes, CaVG/IFSul

Acadêmica do curso de Licenciatura em Química do CaVG/IFSul.

Andriel Souza Montágna, CaVG/IFsul

Acadêmico curso de Licenciatura em Físicado CaVG/IFsul

Maria Laura Brenner de Moraes, CaVG/ IFSul

Doutora em Educação. Professora do PPGCITED e pesquisadora do GPCIE.

Publicado

2018-10-03

Cómo citar

HENTGES, A.; MENDES, A. A.; MONTÁGNA, A. S.; DE MORAES, M. L. B. O planejamento pedagógico: reflexões sobre a prática docente na formação inicial de professores. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 4, p. 1531–1537, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.1531-1537.1038. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1038. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Relatos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.