Prática pedagógica na educação física escolar

saberes e percepções docentes

Autores

  • Cristiano de de Sant anna Bahia Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus/BA – Brasil
  • Gelcemar Oliveira Farias Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC, Florianópolis/SC – Brasil
  • Alba Lúcia Gonçalves Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Ilhéus/BA – Brasil
  • William das Neves Salles Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis/SC – Brasil
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis/SC – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.726-738.2915

Palavras-chave:

educação física, saberes docentes, prática pedagógica

Resumo

Este estudo descritivo-exploratório e quanti-qualitativo buscou investigar os saberes e as percepções de docentes sobre a construção e o desenvolvimento das práticas pedagógicas na Educação Física Escolar (EFE). Participaram 65 docentes de um programa de Formação Continuada (FC), respondendo a um questionário. Os dados foram analisados quantitativamente no programa SPSS 21 por meio de recursos descritivos e inferenciais, e qualitativamente no programa NVivo 11 por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que, independentemente das características sociodemográficas, os professores utilizam mais os saberes estruturados em sua prática pedagógica. Os docentes compreendem a prática pedagógica como uma ação de planejamento embasada nas relações entre teoria e prática que fundamentam e organizam as aulas de EF de maneira consciente e crítica. Recomenda-se que os programas de FC levem em consideração a complexidade e os desafios cotidianos da prática pedagógica docente, priorizando momentos de reflexão e de interação entre os participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano de de Sant anna Bahia, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus/BA – Brasil

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física Montenegro (1996), graduação em Economia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2002), mestrado em Cultura Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2009) e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Atuou como professor de Educação Física Escolar na rede estadual da Bahia durante 14 anos e coordenador de Educação Física Escolar e Esporte da Diretoria Regional durante 04 anos. Redator e consultor das Orientações Curriculares da Educação Básica do Estado da Bahia. Avaliador de curso do Conselho Estadual de Educação da Bahia e do INEP. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Santa Cruz, no curso de Educação Física. Foi Diretor do Departamento de Saúde da UESC de 2016 a 2020 e de 2022-2023. Professor orientador do Mestrado Profissional em Educação da UESC e do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede da UESB. Atualmente está como Pró-Reitor de Extensão. Participou como membro da equipe colaboradora do Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte. Coordenou o curso de Especialização em Educação Física e Esporte da UESC em parceria com a Secretaria de Educação Estadual da Bahia. Atua como coordenador do Projeto de extensão Pintando o Esporte de iniciação esportiva, desde 2007. Pesquisador da rede CEDES (Projeto aprovado no Ministério do Esporte/Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar; Esporte; Formação Continuada.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4512755042115653

Gelcemar Oliveira Farias, Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC, Florianópolis/SC – Brasil

Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física (1996) e Especialização em Educação Física Escolar (1998) pela Universidade Federal de Pelotas. Mestrado em Educacao Fisica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Doutorado na área de Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Pós-Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Física do Centro de Desportos da UFSC, na área de concentração "Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física". É professora Associada e pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, prática pedagógica, didática, atividade física, qualidade de vida, recreação e lazer e docência.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2157963864937275

Alba Lúcia Gonçalves, Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Ilhéus/BA – Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1983), Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2000) e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2013). Atualmente é professora Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação inicial e continuada docente, Currículo, Estagio Supervisionado e prática pedagógica.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0352675830582509

William das Neves Salles, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis/SC – Brasil

Professor de Educação Física na Dual International School e na Escola Autonomia, ambas em Florianópolis. Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e graduações em Educação Física (Bacharelado, 2011; Licenciatura, 2015) nesta instituição. Integrante do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NuPPE/LAPE-CDS-UFSC) desde 2008, desenvolvendo investigações relacionadas às seguintes temáticas: formação inicial em Educação Física; desenvolvimento profissional em Educação Física; formação de treinadores esportivos; análise de desempenho esportivo de atletas; autoeficácia acadêmica.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7808645575639601

Juarez Vieira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis/SC – Brasil

Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Salesiana de Educação Física (1982), Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1988) e Doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade do Porto (1998) reconhecido pela UFRGS (2003). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisador vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NUPPE). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação Profissional e Pedagogia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial, desenvolvimento profissional, voleibol, ensino dos esportes, treinamento técnico-tático, currículos e programas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0876604605174484

Downloads

Publicado

2023-11-24

Como Citar

BAHIA, C. de S. anna; FARIAS, G. O.; GONÇALVES, A. L.; SALLES, W. das N.; NASCIMENTO, J. V. do . Prática pedagógica na educação física escolar: saberes e percepções docentes. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 3, p. 726–738, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.726-738.2915. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2915. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.