Pedagogical practice in Physical Education

teachers' knowledge and perceptions

Authors

  • Cristiano de Sant anna Bahia Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus/BA – Brasil
  • Gelcemar Oliveira Farias Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC, Florianópolis/SC – Brasil
  • Alba Lùcia Gonçalves Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Ilhéus/BA – Brasil
  • William das Neves Salles Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis/SC – Brasil
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis/SC – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.726-738.2915

Keywords:

physical education, teaching knowledge, pedagogical practice

Abstract

This paper reports a descriptive-exploratory and quantitative-qualitative study, which aims to investigate the teacher’s knowledge and perceptions about the construction and development of pedagogical practices in Physical Education at School (PES). Sixty-five teachers participated in a Continuing Education (CE) program, answering a questionnaire. Data were analyzed quantitatively by using the SPSS 21 software through descriptive and inferential statistics, and qualitatively in the NVivo 11 software through content analysis. The results indicated that, regardless of sociodemographic characteristics, teachers use more structured knowledge in their pedagogical practice. Teachers understand pedagogical practice as a planning action based on the relationship between theory and practice that underlies and organizes PES classes in a conscious and critical way. It is recommended that CE programs consider the complexity and the daily challenges of teaching pedagogical practice, prioritizing moments of reflection and interaction among participants.

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Author Biographies

Cristiano de Sant anna Bahia, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus/BA – Brasil

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física Montenegro (1996), graduação em Economia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2002), mestrado em Cultura Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2009) e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Atuou como professor de Educação Física Escolar na rede estadual da Bahia durante 14 anos e coordenador de Educação Física Escolar e Esporte da Diretoria Regional durante 04 anos. Redator e consultor das Orientações Curriculares da Educação Básica do Estado da Bahia. Avaliador de curso do Conselho Estadual de Educação da Bahia e do INEP. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Santa Cruz, no curso de Educação Física. Foi Diretor do Departamento de Saúde da UESC de 2016 a 2020 e de 2022-2023. Professor orientador do Mestrado Profissional em Educação da UESC e do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede da UESB. Atualmente está como Pró-Reitor de Extensão. Participou como membro da equipe colaboradora do Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte. Coordenou o curso de Especialização em Educação Física e Esporte da UESC em parceria com a Secretaria de Educação Estadual da Bahia. Atua como coordenador do Projeto de extensão Pintando o Esporte de iniciação esportiva, desde 2007. Pesquisador da rede CEDES (Projeto aprovado no Ministério do Esporte/Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar; Esporte; Formação Continuada.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4512755042115653

Gelcemar Oliveira Farias, Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC, Florianópolis/SC – Brasil

Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física (1996) e Especialização em Educação Física Escolar (1998) pela Universidade Federal de Pelotas. Mestrado em Educacao Fisica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Doutorado na área de Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Pós-Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Física do Centro de Desportos da UFSC, na área de concentração "Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física". É professora Associada e pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, prática pedagógica, didática, atividade física, qualidade de vida, recreação e lazer e docência.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2157963864937275

Alba Lùcia Gonçalves, Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Ilhéus/BA – Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1983), Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2000) e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2013). Atualmente é professora Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação inicial e continuada docente, Currículo, Estagio Supervisionado e prática pedagógica.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0352675830582509

William das Neves Salles, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis/SC – Brasil

Professor de Educação Física na Dual International School e na Escola Autonomia, ambas em Florianópolis. Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e graduações em Educação Física (Bacharelado, 2011; Licenciatura, 2015) nesta instituição. Integrante do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NuPPE/LAPE-CDS-UFSC) desde 2008, desenvolvendo investigações relacionadas às seguintes temáticas: formação inicial em Educação Física; desenvolvimento profissional em Educação Física; formação de treinadores esportivos; análise de desempenho esportivo de atletas; autoeficácia acadêmica.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7808645575639601

Juarez Vieira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis/SC – Brasil

Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Salesiana de Educação Física (1982), Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1988) e Doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade do Porto (1998) reconhecido pela UFRGS (2003). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisador vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NUPPE). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação Profissional e Pedagogia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial, desenvolvimento profissional, voleibol, ensino dos esportes, treinamento técnico-tático, currículos e programas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0876604605174484

Published

2023-11-24

How to Cite

BAHIA, C. de S. anna; FARIAS, G. O.; GONÇALVES, A. L.; SALLES, W. das N.; NASCIMENTO, J. V. do . Pedagogical practice in Physical Education: teachers’ knowledge and perceptions . Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 3, p. 726–738, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.726-738.2915. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2915. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Ciências Humanas

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