Entre o ensinar e o aprender
a potência do planejamento pedagógico na formação curricular da Licenciatura em Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3448Palavras-chave:
Planejamento, Pedagogia, Formação de ProfessoresResumo
Este artigo se propõe a analisar os deslocamentos evidenciados no campo do planejamento pedagógico na formação inicial em Pedagogia, tomando como corpus empírico os documentos curriculares de 2004, 2008, 2014 e 2021 da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Inscritas na perspectiva pós-estruturalista e nos estudos foucaultianos, as apostas teórico-metodológicas desta pesquisa documental operaram com a ferramenta conceitual-analítica do governamento teórico-prático. As análises evidenciam que o campo do planejamento pedagógico se desloca de um silenciamento no currículo de Pedagogia para um crescente alinhamento aos discursos neoliberais da gestão empresarial e da pedagogia das competências. Com isso, defendemos a retomada da potência do planejamento pedagógico como prática mobilizadora de um saber-fazer docente pautado no exercício de pensamento hipercrítico perante a lógica neoliberal contemporânea.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.