Entre o ensinar e o aprender

a potência do planejamento pedagógico na formação curricular da Licenciatura em Pedagogia

Autores

  • Ivana Almeida Serpa Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Rochele da Silva Santaiana Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3448

Palavras-chave:

Planejamento, Pedagogia, Formação de Professores

Resumo

Este artigo se propõe a analisar os deslocamentos evidenciados no campo do planejamento pedagógico na formação inicial em Pedagogia, tomando como corpus empírico os documentos curriculares de 2004, 2008, 2014 e 2021 da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Inscritas na perspectiva pós-estruturalista e nos estudos foucaultianos, as apostas teórico-metodológicas desta pesquisa documental operaram com a ferramenta conceitual-analítica do governamento teórico-prático. As análises evidenciam que o campo do planejamento pedagógico se desloca de um silenciamento no currículo de Pedagogia para um crescente alinhamento aos discursos neoliberais da gestão empresarial e da pedagogia das competências. Com isso, defendemos a retomada da potência do planejamento pedagógico como prática mobilizadora de um saber-fazer docente pautado no exercício de pensamento hipercrítico perante a lógica neoliberal contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivana Almeida Serpa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e professora de Educação Infantil da rede municipal de Porto Alegre/RS.

Rochele da Silva Santaiana, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Doutora em Educação, professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação: Mestrado Profissional (PPGED-MP). E-mail: rochele-santaiana@uergs.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3436-7455

Downloads

Publicado

2025-10-11

Como Citar

SERPA, I. A.; SANTAIANA, R. da S. Entre o ensinar e o aprender: a potência do planejamento pedagógico na formação curricular da Licenciatura em Pedagogia. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–19, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3448. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3448. Acesso em: 13 out. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.