Microbiologia Integrada

um produto educacional desenvolvido para o ensino médio integrado

Autores

  • Caroline Neugebauer Wille Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Camaquã/RS – Brasil
  • Clarice Monteiro Escott Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Bento Gonçalves/RS - Brasil
  • Michele Camara Pizzato Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Porto Alegre - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.757-787.3229

Palavras-chave:

pedagogia histórico-crítica, experimentação, micro-organismos, formação omnilateral

Resumo

Para o desenvolvimento de um produto educacional (PE) adequado ao ensino de Microbiologia no contexto do Ensino Médio Integrado (EMI), foi avaliada a percepção de professores e estudantes sobre materiais disponíveis para o ensino de Microbiologia no EMI. Com base nos resultados obtidos, foi proposta a elaboração de um PE tendo a Pedagogia Histórico-crítica como possibilidade de desenvolver os conteúdos de Microbiologia em uma perspectiva integrada. O PE foi aplicado em turmas de EMI e avaliado por estudantes e uma equipe multidisciplinar de professores e pedagogos. A avaliação sugere que o PE “Microbiologia Integrada” cumpre seu propósito, oferecendo um material adequado ao EMI, que se destaca pela linguagem acessível e visual atrativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Neugebauer Wille, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Camaquã/RS – Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pelotas (2007), graduação em Tecnologia Ambiental Ênfase Controle Ambiental pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (2008), mestrado em Fitossanidade pela Universidade Federal de Pelotas (2010) e doutorado em Fitossanidade pela Universidade Federal de Pelotas (2013), mestrado no PROFEPT pelo IFRS. Atualmente é professora no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense campus Camaquã , atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino Médio Integrado, Ensino de Microbiologia, Pedagogia Histórico-Crítica, Microbiologia ambiental.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1984139476612834

Clarice Monteiro Escott, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Bento Gonçalves/RS - Brasil

Possui Licenciatura em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS); Docente Permanente Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFRS) e coordenadora do Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do ProfEPT. Coordenadora Adjunta da Comissão Acadêmica Nacional do ProfEPT - Gestão 2022-2025. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional técnica e tecnológica, inovação, currículo, avaliação educacional e avaliação institucional.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2721902228133341

Michele Camara Pizzato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Porto Alegre - Brasil

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Química) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ensino de Ciências pela Universidad de Burgos (2010). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre. Tem experiência na área de Educação em Ciências, com ênfase em Didática e Epistemologia das Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de química, educação profissional e tecnológica, história e filosofia das ciências e concepções e práticas docentes.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6630822945379310

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

WILLE, C. N.; ESCOTT , C. M.; PIZZATO, M. C. Microbiologia Integrada: um produto educacional desenvolvido para o ensino médio integrado. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 3, p. 757–787, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.757-787.3229. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3229. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas