Integrated Microbiology

an educational product developed for High-School Integrated Education

Authors

  • Caroline Neugebauer Wille Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Camaquã/RS – Brasil
  • Clarice Monteiro Escott Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Bento Gonçalves/RS - Brasil
  • Michelle Camara Pizzato Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Porto Alegre - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.757-787.3229

Keywords:

historical-critical pedagogy, experiment; microorganisms, omnilateral education

Abstract

This paper evaluates the development of an Educational Product (EP) suitable for teaching Microbiology in the context of Integrated High School Education (IHSE), considering the perception of teachers and students about the available materials. The EP was elaborated based on the results obtained, having Historical-Critical Pedagogy (HCP) as a possibility for teaching Microbiology contents from an integrated perspective. The EP was implemented in the classes and evaluated by students as well as by a multidisciplinary team of teachers. The evaluation suggests that the EP “Integrated Microbiology” fulfills its purpose, offering suitable material for the IHSE, which stands out for its accessible language and appealing design.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Caroline Neugebauer Wille, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Camaquã/RS – Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pelotas (2007), graduação em Tecnologia Ambiental Ênfase Controle Ambiental pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (2008), mestrado em Fitossanidade pela Universidade Federal de Pelotas (2010) e doutorado em Fitossanidade pela Universidade Federal de Pelotas (2013), mestrado no PROFEPT pelo IFRS. Atualmente é professora no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense campus Camaquã , atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino Médio Integrado, Ensino de Microbiologia, Pedagogia Histórico-Crítica, Microbiologia ambiental.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1984139476612834

Clarice Monteiro Escott , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Bento Gonçalves/RS - Brasil

Possui Licenciatura em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS); Docente Permanente Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFRS) e coordenadora do Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do ProfEPT. Coordenadora Adjunta da Comissão Acadêmica Nacional do ProfEPT - Gestão 2022-2025. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional técnica e tecnológica, inovação, currículo, avaliação educacional e avaliação institucional.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2721902228133341

Michelle Camara Pizzato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Porto Alegre - Brasil

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Química) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ensino de Ciências pela Universidad de Burgos (2010). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre. Tem experiência na área de Educação em Ciências, com ênfase em Didática e Epistemologia das Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de química, educação profissional e tecnológica, história e filosofia das ciências e concepções e práticas docentes.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6630822945379310

Published

2023-12-14

How to Cite

WILLE, C. N.; ESCOTT , C. M.; PIZZATO, M. C. Integrated Microbiology: an educational product developed for High-School Integrated Education. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 3, p. 757–787, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.757-787.3229. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3229. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Ciências Humanas