A diversidade cultural como princípio pedagógico na formação de professores.

Autores

  • Angelita Hentges IFSul

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.88-93.359

Palavras-chave:

Educação –prática pedagógica - diferença

Resumo

A escrita deste texto está embasada na experiência docente nos cursos de formação inicial de professores, nos quais se percebe que ainda é comum atribuir à formação um papel de instrumentalização para a docência, como a aprendizagem de elaboração de planos, de critérios avaliativos, de objetivos de aula, enfim, de uma série de habilidades e competências consideradas necessárias para o exercício da profissão. Para além desta perspectiva, procura-se, neste texto, realizar reflexões em torno disto, tendo como pressuposto que a formação de professores é  processo de formação humana/educação humana, alicerçado na valoração da diversidade cultural, assumida como um princípio pedagógico.

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Biografia do Autor

Angelita Hentges, IFSul

Doutoranda em Educação, Possui graduação em Pedagogia e mestrado em Educação.

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Publicado

2016-11-11

Como Citar

HENTGES, A. A diversidade cultural como princípio pedagógico na formação de professores. Revista Thema, Pelotas, v. 13, n. 3, p. 88–93, 2016. DOI: 10.15536/thema.13.2016.88-93.359. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/359. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

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