O planejamento pedagógico: reflexões sobre a prática docente na formação inicial de professores

Autores

  • Angelita Hentges IFSul
  • Alex Antunes Mendes CaVG/IFSul
  • Andriel Souza Montágna CaVG/IFsul
  • Maria Laura Brenner de Moraes CaVG/ IFSul

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1531-1537.1038

Palavras-chave:

prática, formação, planejamento

Resumo

O texto relata o processo de investigação-formação de acadêmicos das licenciaturas em Ciências Biológicas, Física e Química de um Instituto Federal, no componente curricular de prática pedagógica. Esta se desenvolveu pelo desencadeamento de investigações sobre o planejamento pedagógico em escolas da educação básica, nas quais os acadêmicos se inseriram, realizando entrevistas e observações sobre o planejamento individual docente e sobre o planejamento coletivo, compreendido como o projeto pedagógico. Os pressupostos teóricos pautam-se pela perspectiva do professor reflexivo, e pela compreensão da prática como práxis interligada à teoria. As análises geradas tratam da relação entre os pressupostos teóricos estudados nas licenciaturas e suas potencialidades de análise da prática investigada.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelita Hentges, IFSul

Doutora em Educação. Professora de prática docente e estágios supervisionados CaVG. Professora do PPGCITED e pesquisadora do GPCIE.

Alex Antunes Mendes, CaVG/IFSul

Acadêmica do curso de Licenciatura em Química do CaVG/IFSul.

Andriel Souza Montágna, CaVG/IFsul

Acadêmico curso de Licenciatura em Físicado CaVG/IFsul

Maria Laura Brenner de Moraes, CaVG/ IFSul

Doutora em Educação. Professora do PPGCITED e pesquisadora do GPCIE.

Downloads

Publicado

2018-10-03

Como Citar

Hentges, A., Mendes, A. A., Montágna, A. S., & de Moraes, M. L. B. (2018). O planejamento pedagógico: reflexões sobre a prática docente na formação inicial de professores. Revista Thema, 15(4), 1531–1537. https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1531-1537.1038

Edição

Seção

Relatos