MOVIMENTO EM AÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2015.%25p.722Resumo
O presente trabalho emerge da percepção dos alunos e alunas, da turma de EJA T7, da E. E. E. M. Engenheiro Frederico Horta Barbosa de Minas do Leão – RS, da relação existente entre os conteúdos de diferentes disciplinas. A relação do conteúdo da disciplina de Física sobre movimento, mais especificamente MRU (movimento retilíneo uniforme), com o movimento realizado nas aulas práticas de Educação Física, nas quais eram executadas caminhadas, como proposta de exercício aeróbico, para fortalecimento do coração. Além de estabelecerem relação com a batida do coração em atividade realizada nas disciplinas de Literatura e Arte, com a utilização de poema e a expressão deste através do movimento corporal. A partir dai surge a possibilidade de contextualização e aproximação da realidade dos conceitos abordados pelas diferentes disciplinas, com a oportunidade de aplicação prática, explorando outros métodos de aprendizagem. Portanto este trabalho tem como objetivo facilitar, através da interdisciplinaridade, a aprendizagem dos alunos e alunas envolvidas, através de atividades práticas e vivências ligadas ao movimento. Justifica-se à medida que busca garantir o conhecimento que é um direito do aluno. Acredita-se que este método terá êxito. A coleta de dados se deu através do preenchimento de uma planilha de dados, constituída a partir da prática da caminhada e a percepção de quais informações eram necessária para aplicar nas fórmulas físicas trabalhadas em aulas teóricas. Os alunos e alunas verificavam a frequência cardíaca inicial manualmente, alongavam e percorriam percursos caminhando. Concomitantemente à caminhada anotavam os dados para realizar os cálculos na disciplina de Física. A pulsação do coração pode ser percebida em atividade proposta na disciplina de Literatura e Arte. As anotações foram realizadas em cinco momentos, com variação do percurso. Ainda foi percebida a peculiaridade na variação da frequência cardíaca e velocidade individual, associadas a questões pessoais, como por exemplo, problemas respiratórios. Concluiu-se como era esperada a facilitação na aprendizagem através dessa prática.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.