MOVIMENTO EM AÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2015.%25p.722Resumen
O presente trabalho emerge da percepção dos alunos e alunas, da turma de EJA T7, da E. E. E. M. Engenheiro Frederico Horta Barbosa de Minas do Leão – RS, da relação existente entre os conteúdos de diferentes disciplinas. A relação do conteúdo da disciplina de Física sobre movimento, mais especificamente MRU (movimento retilíneo uniforme), com o movimento realizado nas aulas práticas de Educação Física, nas quais eram executadas caminhadas, como proposta de exercício aeróbico, para fortalecimento do coração. Além de estabelecerem relação com a batida do coração em atividade realizada nas disciplinas de Literatura e Arte, com a utilização de poema e a expressão deste através do movimento corporal. A partir dai surge a possibilidade de contextualização e aproximação da realidade dos conceitos abordados pelas diferentes disciplinas, com a oportunidade de aplicação prática, explorando outros métodos de aprendizagem. Portanto este trabalho tem como objetivo facilitar, através da interdisciplinaridade, a aprendizagem dos alunos e alunas envolvidas, através de atividades práticas e vivências ligadas ao movimento. Justifica-se à medida que busca garantir o conhecimento que é um direito do aluno. Acredita-se que este método terá êxito. A coleta de dados se deu através do preenchimento de uma planilha de dados, constituída a partir da prática da caminhada e a percepção de quais informações eram necessária para aplicar nas fórmulas físicas trabalhadas em aulas teóricas. Os alunos e alunas verificavam a frequência cardíaca inicial manualmente, alongavam e percorriam percursos caminhando. Concomitantemente à caminhada anotavam os dados para realizar os cálculos na disciplina de Física. A pulsação do coração pode ser percebida em atividade proposta na disciplina de Literatura e Arte. As anotações foram realizadas em cinco momentos, com variação do percurso. Ainda foi percebida a peculiaridade na variação da frequência cardíaca e velocidade individual, associadas a questões pessoais, como por exemplo, problemas respiratórios. Concluiu-se como era esperada a facilitação na aprendizagem através dessa prática.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE RESPONSABILIDAD: Certifico que participé de la concepción del trabajo, en parte o en la íntegra, que no omití cualesquiera ligaciones o acuerdos de financiación entre los autores y compañías que puedan tener interés en la publicación de este artículo. Certifico que el texto es original y que el trabajo, en parte o en la íntegra, o cualquier otro trabajo con contenido sustancialmente similar, de mi autoría, no fue enviado a otra revista y no lo será mientras su publicación esté siendo considerada por la Revista Educar Mais, sea en formato impreso o electrónico.
El autor responsable por el envío del trabajo representa todos los autores del mismo y, al enviar el artículo para la revista, está garantizando que tiene el permiso de todos para hacerlo. Del mismo modo, asegura que el artículo no viola derechos autorales y que no hay plágio en el trabajo. La revista no se responsabiliza por las opiniones emitidas.
La Revista Educar Mais es de acceso abierto (Open Access), sin que haya la necesidad de pagos de tasas, sea para submisión o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de Budapest Open Access Initiative (BOAI), o sea, los usuarios poseen el derecho de leer, bajar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos para los textos completos de los artículos en ella publicados.
Todos los artículos son publicados con la licencia Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Los autores mantienen los derechos autorales sobre sus producciones, debiendo ser contactados directamente si hay interés en uso comercial de los trabajos.