MOVIMENTO EM AÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2015.%25p.722Abstract
O presente trabalho emerge da percepção dos alunos e alunas, da turma de EJA T7, da E. E. E. M. Engenheiro Frederico Horta Barbosa de Minas do Leão – RS, da relação existente entre os conteúdos de diferentes disciplinas. A relação do conteúdo da disciplina de Física sobre movimento, mais especificamente MRU (movimento retilíneo uniforme), com o movimento realizado nas aulas práticas de Educação Física, nas quais eram executadas caminhadas, como proposta de exercício aeróbico, para fortalecimento do coração. Além de estabelecerem relação com a batida do coração em atividade realizada nas disciplinas de Literatura e Arte, com a utilização de poema e a expressão deste através do movimento corporal. A partir dai surge a possibilidade de contextualização e aproximação da realidade dos conceitos abordados pelas diferentes disciplinas, com a oportunidade de aplicação prática, explorando outros métodos de aprendizagem. Portanto este trabalho tem como objetivo facilitar, através da interdisciplinaridade, a aprendizagem dos alunos e alunas envolvidas, através de atividades práticas e vivências ligadas ao movimento. Justifica-se à medida que busca garantir o conhecimento que é um direito do aluno. Acredita-se que este método terá êxito. A coleta de dados se deu através do preenchimento de uma planilha de dados, constituída a partir da prática da caminhada e a percepção de quais informações eram necessária para aplicar nas fórmulas físicas trabalhadas em aulas teóricas. Os alunos e alunas verificavam a frequência cardíaca inicial manualmente, alongavam e percorriam percursos caminhando. Concomitantemente à caminhada anotavam os dados para realizar os cálculos na disciplina de Física. A pulsação do coração pode ser percebida em atividade proposta na disciplina de Literatura e Arte. As anotações foram realizadas em cinco momentos, com variação do percurso. Ainda foi percebida a peculiaridade na variação da frequência cardíaca e velocidade individual, associadas a questões pessoais, como por exemplo, problemas respiratórios. Concluiu-se como era esperada a facilitação na aprendizagem através dessa prática.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.