UTILIZAÇÃO DO HIDROGÊNIO COMO COMBUSTÍVEL: UMA PROPOSTA PARA FABRICAÇÃO DE UMA CÉLULA ELETROLÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2015.%25p.713Resumo
Com o conhecimento adquirido através de pesquisas bibliográficas sobre a emissão de gases provenientes da queima de combustíveis fósseis altamente prejudiciais ao meio ambiente e a saúde da população, foi definido a partir destas informações a necessidade de fazer um projeto inovador buscando um combustível não fóssil. Pesquisando sobre o assunto, um dos únicos combustíveis não fósseis e não poluente foi o hidrogênio, e seria o mais vantajoso para se utilizar nos veículos automotores. A partir desta ideia, iniciou-se a pesquisa de uma forma de extração do hidrogênio através da água. A forma mais adequada seria a do processo de extração por eletrólise através de uma célula eletrolítica, sendo este processo de geração de energia limpa, pois a combustão do gás hidrogênio produz apenas vapor de água. Foram realizados experimentos com diversos materiais, sobre sua qualidade, rendimento e também na composição da água, para se chegar ao melhor aproveitamento da eletrólise realizada e assim utilizando-os para uma melhor produção da reação química. Realizaram-se estes experimentos através de células eletrolíticas construídas em diversas composições de materiais, substâncias e tamanhos. Com base nas informações obtidas, iniciando-se o processo de desenvolvimento da fabricação da célula eletrolítica, foram desenvolvidas atividades práticas na oficina da escola para determinadas tarefas, como por exemplo, nas práticas de torneamento, furação e corte dos materiais utilizados na construção da célula. Futuramente, a proposta é aprimorar esta célula eletrolítica para uma de maior eficiência e custo-benefício em comparação a outras já oferecidas no mercado, na qual nesta célula possamos obter a divisão do elemento hidrogênio através da água para posterior combustão. Como objetivo principal, tem-se gerar uma ampla conscientização da população sobre o assunto da poluição ao meio ambiente, proporcionando a pessoas com uma renda baixa a utilização deste equipamento, sendo que o projeto teria um baixo custo, fácil manutenção e melhor rendimento, assim gerando uma conscientização em todas as pessoas, das diversas classes sociais, não interferindo na diminuição de poluentes emitidos por veículos movidos com combustível fóssil.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.