UTILIZAÇÃO DO HIDROGÊNIO COMO COMBUSTÍVEL: UMA PROPOSTA PARA FABRICAÇÃO DE UMA CÉLULA ELETROLÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2015.%25p.713Resumen
Com o conhecimento adquirido através de pesquisas bibliográficas sobre a emissão de gases provenientes da queima de combustíveis fósseis altamente prejudiciais ao meio ambiente e a saúde da população, foi definido a partir destas informações a necessidade de fazer um projeto inovador buscando um combustível não fóssil. Pesquisando sobre o assunto, um dos únicos combustíveis não fósseis e não poluente foi o hidrogênio, e seria o mais vantajoso para se utilizar nos veículos automotores. A partir desta ideia, iniciou-se a pesquisa de uma forma de extração do hidrogênio através da água. A forma mais adequada seria a do processo de extração por eletrólise através de uma célula eletrolítica, sendo este processo de geração de energia limpa, pois a combustão do gás hidrogênio produz apenas vapor de água. Foram realizados experimentos com diversos materiais, sobre sua qualidade, rendimento e também na composição da água, para se chegar ao melhor aproveitamento da eletrólise realizada e assim utilizando-os para uma melhor produção da reação química. Realizaram-se estes experimentos através de células eletrolíticas construídas em diversas composições de materiais, substâncias e tamanhos. Com base nas informações obtidas, iniciando-se o processo de desenvolvimento da fabricação da célula eletrolítica, foram desenvolvidas atividades práticas na oficina da escola para determinadas tarefas, como por exemplo, nas práticas de torneamento, furação e corte dos materiais utilizados na construção da célula. Futuramente, a proposta é aprimorar esta célula eletrolítica para uma de maior eficiência e custo-benefício em comparação a outras já oferecidas no mercado, na qual nesta célula possamos obter a divisão do elemento hidrogênio através da água para posterior combustão. Como objetivo principal, tem-se gerar uma ampla conscientização da população sobre o assunto da poluição ao meio ambiente, proporcionando a pessoas com uma renda baixa a utilização deste equipamento, sendo que o projeto teria um baixo custo, fácil manutenção e melhor rendimento, assim gerando uma conscientização em todas as pessoas, das diversas classes sociais, não interferindo na diminuição de poluentes emitidos por veículos movidos com combustível fóssil.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE RESPONSABILIDAD: Certifico que participé de la concepción del trabajo, en parte o en la íntegra, que no omití cualesquiera ligaciones o acuerdos de financiación entre los autores y compañías que puedan tener interés en la publicación de este artículo. Certifico que el texto es original y que el trabajo, en parte o en la íntegra, o cualquier otro trabajo con contenido sustancialmente similar, de mi autoría, no fue enviado a otra revista y no lo será mientras su publicación esté siendo considerada por la Revista Educar Mais, sea en formato impreso o electrónico.
El autor responsable por el envío del trabajo representa todos los autores del mismo y, al enviar el artículo para la revista, está garantizando que tiene el permiso de todos para hacerlo. Del mismo modo, asegura que el artículo no viola derechos autorales y que no hay plágio en el trabajo. La revista no se responsabiliza por las opiniones emitidas.
La Revista Educar Mais es de acceso abierto (Open Access), sin que haya la necesidad de pagos de tasas, sea para submisión o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de Budapest Open Access Initiative (BOAI), o sea, los usuarios poseen el derecho de leer, bajar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos para los textos completos de los artículos en ella publicados.
Todos los artículos son publicados con la licencia Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Los autores mantienen los derechos autorales sobre sus producciones, debiendo ser contactados directamente si hay interés en uso comercial de los trabajos.