UTILIZAÇÃO DO HIDROGÊNIO COMO COMBUSTÍVEL: UMA PROPOSTA PARA FABRICAÇÃO DE UMA CÉLULA ELETROLÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2015.%25p.713Abstract
Com o conhecimento adquirido através de pesquisas bibliográficas sobre a emissão de gases provenientes da queima de combustíveis fósseis altamente prejudiciais ao meio ambiente e a saúde da população, foi definido a partir destas informações a necessidade de fazer um projeto inovador buscando um combustível não fóssil. Pesquisando sobre o assunto, um dos únicos combustíveis não fósseis e não poluente foi o hidrogênio, e seria o mais vantajoso para se utilizar nos veículos automotores. A partir desta ideia, iniciou-se a pesquisa de uma forma de extração do hidrogênio através da água. A forma mais adequada seria a do processo de extração por eletrólise através de uma célula eletrolítica, sendo este processo de geração de energia limpa, pois a combustão do gás hidrogênio produz apenas vapor de água. Foram realizados experimentos com diversos materiais, sobre sua qualidade, rendimento e também na composição da água, para se chegar ao melhor aproveitamento da eletrólise realizada e assim utilizando-os para uma melhor produção da reação química. Realizaram-se estes experimentos através de células eletrolíticas construídas em diversas composições de materiais, substâncias e tamanhos. Com base nas informações obtidas, iniciando-se o processo de desenvolvimento da fabricação da célula eletrolítica, foram desenvolvidas atividades práticas na oficina da escola para determinadas tarefas, como por exemplo, nas práticas de torneamento, furação e corte dos materiais utilizados na construção da célula. Futuramente, a proposta é aprimorar esta célula eletrolítica para uma de maior eficiência e custo-benefício em comparação a outras já oferecidas no mercado, na qual nesta célula possamos obter a divisão do elemento hidrogênio através da água para posterior combustão. Como objetivo principal, tem-se gerar uma ampla conscientização da população sobre o assunto da poluição ao meio ambiente, proporcionando a pessoas com uma renda baixa a utilização deste equipamento, sendo que o projeto teria um baixo custo, fácil manutenção e melhor rendimento, assim gerando uma conscientização em todas as pessoas, das diversas classes sociais, não interferindo na diminuição de poluentes emitidos por veículos movidos com combustível fóssil.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.