A PRAÇA DA PRAÇA É NOSSA ADOTANDO A PRAÇA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2015.%25p.698Resumo
O trabalho apresentado é fruto da preocupação da nossa turma de Pré Escolar I, da Escola Municipal de Educação Infantil Pintando 7. Mesmo dispondo de uma pracinha em nossa escola, visitamos com frequência a praça pública, pois é um espaço maior para que as crianças possam desfrutar da arborização e dos brinquedos que são maiores, diferentes da praça de nossa escola. O tema proposto partiu do impacto das crianças ao observar o lixo jogado em nossa praça municipal. Iniciamos o projeto de pesquisa, após seguidas observações dos alunos na praça em estudo. Através destas observações, levantamos vários questionamentos como: Quem sujou a praça? Que lixo é esse? O que vamos fazer com o lixo? Para onde esse lixo vai? Que causas este lixo pode trazer ao ambiente? O que vamos fazer para melhorar a praça municipal? Na busca das respostas, iniciamos rodas de conversas em sala de aula ( com a direção e colegas da escola ) , saídas de campo, entrevista com os pais, chamamos amigos da escola para que nos dessem suporte para sanar nossas dúvidas, bem como colaborar com o projeto. Também contamos com o apoio das escolas estaduais para se apropriarem da proposta do projeto, a fim de compreender a importância das suas atitudes colaborando com o trabalho proposto. O encantamento das aprendizagens deste trabalho obteve um significado muito grande na compreensão das crianças de que devemos cuidar do espaço que é "de todos", o espaço público. As aprendizagens deste projeto farão diferença na formação das crianças como pequenos cidadãos, atentos à sua comunidade, ao patrimônio público, ao que é coletivo, para que quando forem adultos, não tenham as mesmas atitudes, as quais observamos ao longo de nossas atividades. Já que descobriram que não são as crianças que sujam a praça, as crianças apenas querem brincar e desfrutar de um espaço que é para todos e de todosDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.