A PRAÇA DA PRAÇA É NOSSA ADOTANDO A PRAÇA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2015.%25p.698Resumen
O trabalho apresentado é fruto da preocupação da nossa turma de Pré Escolar I, da Escola Municipal de Educação Infantil Pintando 7. Mesmo dispondo de uma pracinha em nossa escola, visitamos com frequência a praça pública, pois é um espaço maior para que as crianças possam desfrutar da arborização e dos brinquedos que são maiores, diferentes da praça de nossa escola. O tema proposto partiu do impacto das crianças ao observar o lixo jogado em nossa praça municipal. Iniciamos o projeto de pesquisa, após seguidas observações dos alunos na praça em estudo. Através destas observações, levantamos vários questionamentos como: Quem sujou a praça? Que lixo é esse? O que vamos fazer com o lixo? Para onde esse lixo vai? Que causas este lixo pode trazer ao ambiente? O que vamos fazer para melhorar a praça municipal? Na busca das respostas, iniciamos rodas de conversas em sala de aula ( com a direção e colegas da escola ) , saídas de campo, entrevista com os pais, chamamos amigos da escola para que nos dessem suporte para sanar nossas dúvidas, bem como colaborar com o projeto. Também contamos com o apoio das escolas estaduais para se apropriarem da proposta do projeto, a fim de compreender a importância das suas atitudes colaborando com o trabalho proposto. O encantamento das aprendizagens deste trabalho obteve um significado muito grande na compreensão das crianças de que devemos cuidar do espaço que é "de todos", o espaço público. As aprendizagens deste projeto farão diferença na formação das crianças como pequenos cidadãos, atentos à sua comunidade, ao patrimônio público, ao que é coletivo, para que quando forem adultos, não tenham as mesmas atitudes, as quais observamos ao longo de nossas atividades. Já que descobriram que não são as crianças que sujam a praça, as crianças apenas querem brincar e desfrutar de um espaço que é para todos e de todosDescargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE RESPONSABILIDAD: Certifico que participé de la concepción del trabajo, en parte o en la íntegra, que no omití cualesquiera ligaciones o acuerdos de financiación entre los autores y compañías que puedan tener interés en la publicación de este artículo. Certifico que el texto es original y que el trabajo, en parte o en la íntegra, o cualquier otro trabajo con contenido sustancialmente similar, de mi autoría, no fue enviado a otra revista y no lo será mientras su publicación esté siendo considerada por la Revista Educar Mais, sea en formato impreso o electrónico.
El autor responsable por el envío del trabajo representa todos los autores del mismo y, al enviar el artículo para la revista, está garantizando que tiene el permiso de todos para hacerlo. Del mismo modo, asegura que el artículo no viola derechos autorales y que no hay plágio en el trabajo. La revista no se responsabiliza por las opiniones emitidas.
La Revista Educar Mais es de acceso abierto (Open Access), sin que haya la necesidad de pagos de tasas, sea para submisión o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de Budapest Open Access Initiative (BOAI), o sea, los usuarios poseen el derecho de leer, bajar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos para los textos completos de los artículos en ella publicados.
Todos los artículos son publicados con la licencia Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Los autores mantienen los derechos autorales sobre sus producciones, debiendo ser contactados directamente si hay interés en uso comercial de los trabajos.