A PRAÇA DA PRAÇA É NOSSA ADOTANDO A PRAÇA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2015.%25p.698Abstract
O trabalho apresentado é fruto da preocupação da nossa turma de Pré Escolar I, da Escola Municipal de Educação Infantil Pintando 7. Mesmo dispondo de uma pracinha em nossa escola, visitamos com frequência a praça pública, pois é um espaço maior para que as crianças possam desfrutar da arborização e dos brinquedos que são maiores, diferentes da praça de nossa escola. O tema proposto partiu do impacto das crianças ao observar o lixo jogado em nossa praça municipal. Iniciamos o projeto de pesquisa, após seguidas observações dos alunos na praça em estudo. Através destas observações, levantamos vários questionamentos como: Quem sujou a praça? Que lixo é esse? O que vamos fazer com o lixo? Para onde esse lixo vai? Que causas este lixo pode trazer ao ambiente? O que vamos fazer para melhorar a praça municipal? Na busca das respostas, iniciamos rodas de conversas em sala de aula ( com a direção e colegas da escola ) , saídas de campo, entrevista com os pais, chamamos amigos da escola para que nos dessem suporte para sanar nossas dúvidas, bem como colaborar com o projeto. Também contamos com o apoio das escolas estaduais para se apropriarem da proposta do projeto, a fim de compreender a importância das suas atitudes colaborando com o trabalho proposto. O encantamento das aprendizagens deste trabalho obteve um significado muito grande na compreensão das crianças de que devemos cuidar do espaço que é "de todos", o espaço público. As aprendizagens deste projeto farão diferença na formação das crianças como pequenos cidadãos, atentos à sua comunidade, ao patrimônio público, ao que é coletivo, para que quando forem adultos, não tenham as mesmas atitudes, as quais observamos ao longo de nossas atividades. Já que descobriram que não são as crianças que sujam a praça, as crianças apenas querem brincar e desfrutar de um espaço que é para todos e de todosDownloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.