120 ANOS DA TECNOLOGIA, O QUE MUDOU?
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2014.%25p.675Resumo
Na metodologia de projetos de pesquisa utilizada com nossa turma do 4º ano, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel Luiz de Palmares do Sul- RS , cada grupo teve a possibilidade de escolher um tema relacionado com o estudo de ciências e as demais áreas do conhecimento. O tema sobre a tecnologia surgiu do interesse do grupo, pois todos gostam muito do fantástico mundo da tecnologia Meca robótica e tinham muitas curiosidades, desde a criação da robô. Com várias dúvidas levantadas a pesquisa foi iniciada com estudos na internet, livros, revistas, vídeos de maneira que foi sendo descobertas aprendizagens significativas a cerca do tema. A caminhada iniciou em 28 de março de 2014, onde todas as sextas-feiras eram reservadas para os projetos de pesquisa, em outros dias o projeto era relacionado com as áreas do conhecimento. A pesquisa foi importante para oportunizar aprendizagem sobre a história da evolução da tecnologia, através de várias curiosidades sobre o tema. Aprendemos que ela faz parte da vidadas pessoas e com o tempo ela foi se aprimorando. E que robótica cada vez mais ganha espaço em todas as áreas da sociedade, como na saúde os equipamentos e tecnologias são responsáveis por salvar várias vidas, no dia-a-dia das pessoas ajuda nas tarefas de casa com a tecnologia dos eletrodomésticos, na questão de segurança pública, na agricultura com implementos e maquinários, nas empresas, entre outras áreas. Foram inúmeras descobertas: o primeiro computador era do tamanho de um campo de futebol, o lixo eletrônico é gerado pela evolução tecnológica e devemos estar atentos, que existe objetos antigos desconhecidos pela nossa geração, que a máquina ela pode superar homem na questão da precisão e rapidez, mas é limitada, diferente da mente humana que é ilimitada. Com certeza para nós apaixonados por tecnologias a pesquisa nos proporcionou muitas aprendizagens.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.